21/08/2023

Correspondentes da Cidadania: etapa de produção das reportagens finais mobiliza estudantes e recém-formados para pautas locais focadas nos direitos humanos.

Módulo do Repórter do Futuro pretende colaborar na promoção e reconhecimento das diversas estruturas, competências e estratégias da política municipal de Direitos Humanos e sua rede de serviços. Nesta etapa, os participantes iniciam o trabalho de campo cujas reportagens finais integrarão o e-book do projeto. Material produzido em vídeo poderá ser divulgado no programa Repórter do Futuro, na Rede Câmara de São Paulo.

Na última semana, os participantes do módulo Correspondentes da Cidadania iniciaram a quarta fase do projeto: produção das reportagens acompanhados pela equipe coordenadora. Ao todo, são 19 equipes formadas por duplas ou trios. Cada grupo optou por cobrir uma coordenação temática que compõe a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC): LGBTI; Pessoa Idosa; Pessoas Desaparecidas; Imigrantes; Promoção do Trabalho Decente; Criança e Adolescente; Povos Indígenas; Drogas; Egressos; População em Situação de Rua; Mulheres; Juventude; Promoção da Igualdade Racial; Educação em Direitos Humanos; Participação Social, Cidade Solidária e Ouvidoria de Direitos Humanos.

O material final, a ser entregue em meados de setembro, deve ser um conteúdo jornalístico publicável, e o formato fica à escolha da equipe, por exemplo: campanha para redes sociais (com textos e imagens); entrevista ou série; videodocumentário; podcast; conteúdo multimídia, dentre outros que melhor comuniquem a pauta.

Estudantes durante entrevista com coordenadora e assessores da Cidade Solidária. Foto: Thaís Manhães/Arquivo.

As equipes que optarem por produção em formato audiovisual podem ter o produto final veiculado no Programa Repórter do Futuro, na Rede Câmara de São Paulo. O programa, fruto da parceria entre a OBORÉ com a Rede Câmara e a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, vai ao ar toda segunda-feira, às 16h30, no site da emissora e no canal 8.3 da TV aberta digital - saiba mais.

Um mergulho nas políticas de Direitos Humanos da cidade

Nas etapas anteriores, os participantes do módulo mergulharam na estrutura da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo para entenderem o seu funcionamento e a rede de serviços disponível para a população. O curso, que segue a metodologia da sala de aula invertida, dispôs de uma bibliografia básica em que os participantes eram estimulados a estudar e a se prepararem antes dos encontros com os palestrantes e coordenadores.

A primeira etapa, 27 de maio e 17 de junho, foi de palestras seguidas de entrevistas coletivas com a Secretária Municipal de Direitos Humanos, Soninha Francine, o Ouvidor de Direitos Humanos Alcyr Barbin Neto, o jornalista e professor Aldo Quiroga e a jornalista Rosângela de Paula.

Soninha Francine, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, durante palestra dirigida aos estudantes do módulo na Casa da Mulher Brasileira. Foto: Thaís Manhães/Arquivo.

Os encontros temáticos com coordenadores das diversas áreas da SMDHC, também sob a forma de palestra/entrevista coletiva, constituíram a segunda etapa do projeto, realizada de forma presencial, entre os dias 5 e 16 de junho, e tiveram como foco as incumbências, os desafios e as principais conquistas das respectivas coordenações. Nos três encontros seguintes, 24/6, 8/7 e 15/7, em formato remoto, os participantes, divididos em grupos, apresentaram pequenos seminários com a síntese de cada encontro. Também debateram propostas de pautas a serem desenvolvidas na etapa final, de produção das reportagens. A data limite para entrega das produções é 15 de setembro.

Participantes do módulo durante entrevista coletiva com a coordenadora e assessores da Coordenação de Políticas para Pessoas em Situação de Rua. Foto: Thaís Manhães/Arquivo.

Sobre o módulo

O módulo Correspondentes da Cidadania pretende colaborar para a promoção e reconhecimento das diversas estruturas, competências e estratégias da política municipal de Direitos Humanos e sua rede de serviços. A metodologia da sala de aula invertida, aliada ao ‘jornalismo de serviço’ - braço do jornalismo que guia a audiência a agir em situações cotidianas – são os pilares do curso.

Desenhado no âmbito do Projeto Repórter do Futuro, o módulo é gratuito com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e realização da OBORÉ, Instituto de Pesquisa e Formação em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC-SP).

Por Thaís Manhães.

Estamos nas redes. Siga-nos!

facebook. instagram. youtube. twitter

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.