17/12/2004

E por falar em Gestão da Informação...

Nesta sexta-feira, dia 17, das 15 às 17 horas, a OBORÉ recebe a visita do  diretor-presidente do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Sérgio Amadeu da Silveira, para definir um protocolo de atividades conjuntas ITI-OBORÉ para o ano de 2005 na área da inclusão digital e gestão da informação.
 
Autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República , o ITI  é a Autoridade Certificadora Raiz – AC Raiz da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. É a primeira autoridade da cadeia de certificação, executora das políticas de certificados e normas técnicas e operacionais aprovadas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, e tem por competências emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das autoridades certificadoras; gerenciar a lista de certificados emitidos, revogados e vencidos; executar atividades de fiscalização e auditoria das AC, das Autoridades de Registro e dos prestadores de serviço habilitados na ICP-Brasil. Compete ainda ao ITI estimular e articular projetos de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico voltados à ampliação da cidadania digital, onde sua principal linha de ação é a popularização da certificação digital e a inclusão digital, atuando sobre questões como sistemas criptográficos, software livre, hardware compatíveis com padrões abertos e universais e convergência digital de mídias.   

Para a reunião, foram convidadas as entidades que coordenam e apóiam o Ponto de Cultura da Vila Buarque,  projeto ligado ao Ministério da Cultura que prevê atividades de inclusão digital, estímulo ao uso de softwares livres e atividades de metarreciclagem. Também foram chamadas para o encontro as entidades que têm conduzido, desde julho deste ano, os Fóruns de Avaliação e Planejamento da Rádio Heliópolis, sob coordenação da UNAS e da OBORÉ:   Escritório Modelo D. Paulo Evaristo Arns da Faculdade de Direito da PUC-SP; RÁDIOFICINA; ABMI - Associação Brasileira da Música Independente; CeperRadcom - Centro de Elaboração de Projetos de Engenharia para Radiodifusão; AMARC-Brasil - Associação Mundial de Rádios Comunitárias e Cidadãs; Intervozes; Fórum Coral Mundial / Comunidade Coral Luther King; Depto de Jornalismo da ECA-USP; Instituto Itaú Cultural; Rádio e TV Educativa do Estado do Piauí; CEREST-SP – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde de SP.
 
Sérgio Amadeu da Silveira é sociólogo e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo com a dissertação Poder no Ciberespaço: Estado-Nação, controle e regulamentação da Internet. Em fase de doutorando pela USP, Serginho agora estuda a teoria democrática na era da informação.
 
De 2001 a 2003, implantou e coordenou o Governo Eletrônico da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde formulou e executou o plano de inclusão digital da cidade, dentre eles o projeto de telecentros nas áreas mais carentes do município. Em sua gestão, os telecentros utilizando GNU/LINUX e aplicativos não-proprietários atingiram 85 mil usuários. Integrou o Conselho de Administração da PRODAM, empresa de processamento de dados de São Paulo, e o Comitê Gestor da Internet brasileira, que formulou o novo modelo de governança da rede no Brasil. Colunista de várias revistas especializadas, Serginho é autor do livro Exclusão Digital: a miséria na era da Informação, editado pela Perseu Abramo, e  da  coletânea Software Livre e Inclusão Digital, da Conrad Editora.  
 
 
 
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.