24/04/2002

Em cena, o Teatro e a Filosofia

Depois de abordar a questão do acolhimento e da comunicação a partir da poesia de Carlos Drumond de Andrade e Fernando Pessoa no primeiro módulo, a música de Paulinho da Viola, no segundo módulo, o cinema, com o filme “Nenhum de Nós”, no terceiro módulo, Diretores dos Distritos de Saúde da Capital tiveram a oportunidade de, através de uma encenação teatral, debater uma situação de conflito com usuário do serviço público de saúde.

A dramatização, feita pelos atores Luciano Carvalho e Érika Viana, do grupo “Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Teatro” pegou de surpresa os dirigentes distritais que se reuniam na ocasião, no Teatro Next, no centro de São Paulo. Após a encenação, em que os atores reclamavam do mal atendimento num hospital, seguiu-se debate com a participação dos atores, da diretora do Distrito de Saúde da Vila Matilde, Conceição Perez, e da Coordenadora do Projeto Acolhimento, Rose Inojoza.

O convidado especial deste módulo foi o professor do Departamento de Filosofia da Unicamp, Roberto Romano, que falou , por cerca de duas, sobre os principais conceitos da filosofia moderna, com destaque para o conceito de “consciência infeliz”, em Hegel. A palestra do professor Romano, gravada em cd para a série Gente da Saúde será distribuída aos participantes do próximo módulo, previsto para meados de maio.

A maioria dos 41 dirigentes, já concluiu a primeira etapa do Inventário dos Meios de Comunicação de suas regiões. A proposta da pesquisa é aproximar os Distritos de Saúde dos meios de comunicação locais para tornar mais ágil a comunicação com a comunidade. Com o apoio do Sindicato dos Jornalistas, os dirigentes também poderão entrar em contato com os jornalistas que residem nas regiões dos Distritos para que eles possam colaborar na divulgação das ações na área da saúde.

Também participaram das atividades, o professor Antonio de Assiz e as alunas do curso de jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul - Unicsul, Débora Souza e Tatiane Chavier, que gravaram entrevistas com os dirigentes para o Canal Universitário.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.