18/11/2004

Escolas destaque do Educom.rádio participam de programa na Rádioficina

Um programa de rádio ao vivo reuniu diversas iniciativas que somam forças na luta pela democratização da comunicação e apóiam a existência das rádios comunitárias em São Paulo. Foi a 2ª Edição da série “Encontros para ouvir o mundo”, realizada pela Rádioficina e pela OBORÉ, dividida desta vez em três encontros: dia 11, 16 e 17 de novembro.

Fotos de Wellington Costa
Dos estúdios da Rádioficina para o mundo todo através da rádio web www.radioficina.com.br, o programa foi apresentado por Cyro César, da Rádioficina, e Sergio Gomes, da OBORÉ. Participaram do bate-papo representantes da Câmara Municipal de São Paulo (dos gabinetes dos vereadores Carlos Néder e Nabil Bonduki), da Secretaria Municipal de Educação e também do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP.



Cyro César, da Rádioficina; Ana Maria Gentil, vereador Carlos Néder e Sergio Gomes, durante o programa de rádio do "Encontros para Ouvir Melhor o Mundo"




A idéia central dos encontros, idealizados pela própria Secretaria Municipal de Educação através de seu projeto Vida, é aproximar as escolas que participaram do Educom.radio, começando pelas que mais se destacaram – 49 das 455 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, selecionadas pela própria Secretaria – das diversas iniciativas e entidades que apóiam as rádios comunitárias: Escritório D. Paulo Evaristo Arns da PUCSP, Rádioficina, Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), OBORÉ, Ordem dos Advogados do Brasil - SP, Pontos de Cultura, Mesa de Trabalho da AMARC, Itaú Cultural entre outras.

De acordo com o comunicado 2554, de 27 de outubro, publicado no Diário Oficial do Município, "O Projeto Educom.rádio se destaca como importante instrumento na construção de um espaço democrático e interativo na Unidade Educacional e seu entorno, contribuindo para a diminuição da vulnerabilidade à violência e para a integração das ações pedagógicas ao cotidiano da comunidade educativa. Reflete temáticas locais, produz programas de rádio utilizando e ampliando conhecimentos da língua e das áreas afins, participa do processo de decisões, melhora a auto-estima, dá suporte ao grêmio estudantil, facilita a comunicação interna, propicia o uso de novas tecnologias e ressignifica o espaço escolar. Ao propiciarmos os encontros com e numa escola de qualificação profissional para radialistas, objetivamos contribuir na formação específica da linguagem radiofônica e ampliar a discussão da democratização da comunicação na cidade de São Paulo."

Num programa de 40 minutos, os ouvintes puderam conferir o que está em pauta na Câmara Municipal de São Paulo em relação à democracia nos meios de comunicação e também saber mais sobre o Projeto Educom.rádio. O vereador Carlos Néder (PT) afirmou que se empenhará para colocar em votação, até o final do mandato, o Projeto de Lei 145/01, que dispõe sobre a exploração do serviço de radiodifusão comunitária em São Paulo, de autoria conjunta com o vereador Ricardo Montoro (PSDB); e o 119/03, que dispõe sobre a criação dos conselhos gestores dos Centros de Educação Unificados - CEUs da Rede Direta Municipal.

Néder falou ainda sobre o esforço de colocar em votação também o PL 556/02, de sua autoria, que institui o programa Educom.rádio. O resultado veio imediatamente após o término da série: o projeto foi aprovado ontem à tarde, em primeira votação na Câmara Municipal de São Paulo. Agora, precisa passar por mais uma votação na Câmara antes de ir para a sanção da prefeita. Se o projeto for sancionado, São Paulo terá uma lei fazendo

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.