21/03/2019

Escultura “Troféu Prêmio Vladimir Herzog” será inaugurada no sábado, 6 de abril

Nesta terça-feira (19) o diretor da OBORÉ, jornalista Sérgio Gomes, participou de reunião preparatória, na Câmara Municipal de São Paulo, para discutir a inauguração da escultura “Troféu Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos” criado em 1978 pelo artista plástico Elifas Andreato.
Trata-se de mais um reconhecimento público ao jornalista Vlado e ao Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos – o mais tradicional da imprensa brasileira e que desde 1979 é entregue aos profissionais da imprensa com reportagens de destaques ligadas a valores democráticos.
Estiveram presentes representantes do gabinete da vereadora Soninha Francine, Sindicato dos Jornalistas, Guarda Civil Metropolitana, Instituto Vladimir Herzog, Elifas Andreato Produções, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, OBORÉ / Projeto Repórter do Futuro e os Centros Acadêmicos da Cásper Líbero, ECA-USP e PUC-SP.
Idealizada pelo ex-vereador e ex-presidente da Comissão Municipal da Verdade, Ítalo Cardoso, e pelo vereador José Police Neto, a Praça Memorial Vladimir Herzog foi inaugurada em 25 de outubro de 2013, 38 anos após o assassinato de Vlado pelas forças do Estado. Ao longo dos anos, a proposta foi abraçada pelos vereadores Soninha Francine, Gilberto Natalini, Eliseu Gabriel, Juliana Cardoso, Antônio Donato, José Américo e Milton Leite. A realização do projeto é também fruto do esforço coletivo de entidades dentre as quais Instituto Vladimir Herzog, Oboré Projetos Especiais, Comissão do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, Centro Acadêmico Lupe Cotrim (ECA-USP), Centro Acadêmico Benevides Paixão (PUC-SP) e Centro Acadêmico Vladimir Herzog (Cásper Líbero).
O espaço já conta com duas outras obras de Elifas Andreato. Uma delas é um mosaico, criado pelas crianças do Projeto Âncora, que reproduz a obra "25 de outubro" do autor - referência ao quadro "Guernica" de Pablo Picasso e ilustra a cadeira do dragão, método de tortura aplicado pela ditadura militar. A outra é uma versão ampliada da estátua "Vlado Vitorioso", conceito criado pelo artista em 2008, a pedido das Nações Unidas e dedicada aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Realizada um dia antes do Dia do Jornalista - comemorado anualmente no 7 de abril - a inauguração marca um projeto contínuo promovido pela Câmara Municipal e entidades participantes na defesa pelos direitos democráticos, elementos básicos para o livre exercício do jornalismo.
A Praça Memorial Vladimir Herzog fica na Rua Santo Antônio, em frente à Praça da Bandeira. O evento é aberto ao público.
SAIBA MAIS

Veja aqui o registro da reunião e a visita técnica do grupo à Praça.




Reprodução da capa do jornal da CMSP, edição de junho de 2012, apresentando o projeto da Praça, em fotomontagem, com as três obras de Elifas.


Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.