21/02/2003

Espetáculo une viola caipira e guitarra flamenca

O Theatro São Pedro, um dos mais antigos de São Paulo, será palco, no próximo dia 8 de março, de concerto imperdível. Apresentam-se, a partir das 20 horas, os músicos Fernando Deghi, a Orquestra de Viola Caipira de Campinas, sob direção do músico Ivan Vilela, o Grupo de Flamenco, sob direção de Daniel Caldeiras e o violeiro Levi Ramiro. A proposta é unir, durante duas horas, a viola caipira à guitarra flamenca.
A concepção do espetáculo é do violeiro Fernando Deghi que apresentará o seu "Concerto para Viola Brasileira", mostrando a viola em vários estilos musicais e afinações diferentes. Ao som das palmas, castanholas e sapateados, o Grupo de Flamenco apresentará bulerias, tangos, sevilhanas e fandangos.
A Orquestra de Viola Caipira de Campinas, sob direção do renomado violeiro Ivan Vilela, contará com 30 violas em palco tendo como convidado especial, o violeiro Levi Ramiro. A viola caipira é o único instrumento que compõe a Orquestra. A idéia central é trabalhar com os diferentes naipes de uma orquestra convencional. Ou seja, os violeiros são divididos em grupos que executam temas distintos seja de base, percussão ou solo. O conjunto final é harmonioso e extremamente elaborado.
"Chalana", de Mario Zan, por exemplo, um clássico que integra o repertório, deixa de ser uma simples guarânia, e ganha dimensão espacial ao introduzir experimentações sonoras que reproduzem o funcionamento dos motores destas prosaicas embarcações que cortam o Pantanal mato-grossense.
A riqueza dos arranjos e a forma coesa de sua execução têm levado a crítica nacional a aclamar a Orquestra de Viola Caipira de Campinas como a mais surpreendente, reveladora e promissora orquestra de viola do País.
Anote para não esquecer:
Dia 08 de março - sábado - 20h00
Theatro São Pedro - Rua Barra Funda, 171 - São Paulo - F: (11) 3667-0499
Ingressos na bilheteria: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (estudante)
Metrô: Estação Marechal Deodoro
Informações: (11) 4354-9762

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.