10/06/2003

Mais debates para comunicadores

Uma série de eventos interessantes para comunicadores está na pauta dessa semana. Além do 1º Congresso Brasileiro de Radiodifusão Comunitária e Educativa e do 7º Encontro Nacional de Rádios Comunitárias (veja www.obore.com/acontece/acontece_integra.asp?numero=309), começou ontem em Santo André, o Na Boca do Povo, um seminário sobre comunicação e administrações populares. A abertura contou com a presença do Ministro das Comunicações, Miro Teixeira.
Hoje pela manhã, o tema foi Televisão - Comunicação e Identidade. Os riscos e dilemas dos 50 anos de televisão no Brasil foram analisados. Ela forma ou deforma? José Garcez, jornalista da Radiobrás, ressaltou que "a TV tende a uniformizar a visão que os brasileiros têm dos próprios brasileiros, criando uma identidade nacional e ignorando as diversas identidades nacionais que existem no país". Neide Duarte, jornalista da TV Cultura, também passou pela agressão que faz a TV à diversidade cultural e traçou um painel passando pela insistência do brasileiro em não reconhecer seu próprio passado. "O negro às vezes aparece na tevê, mas como empregado dos brancos. O índio, quando é mostrado, é como um ´ser´ com costumes estranhos."
Laurindo Lalo Leal Filho, professor da ECA/USP, observou algumas "combinações perversas" no setor. Uma delas: os brasileiros dispõem de uma indústria televisiva avançada e, ao mesmo tempo, a maioria da população não tem possibilidade de acesso a outras formas de conhecimento. "Nos países com distribuição de renda mais equilibrada, o poder da televisão é relativizado pelos jornais, livros, filmes, peças teatrais e possibilidade de viajar", disse.
Já Gabriel Priolli, da TV PUC, tratou especificamente da comunicação pública, discorrendo sobre o desafio de reposicionar o PT e Lula na imprensa como situação e não mais como oposição. "Como agora falar, de maneira diferente, da mesma pessoa que antes era vista como baderneira, como alguém que não queria o progresso do país?".

Amanhã, quarta, haverá dois outros debates: Executivo e Legislativo - A Cobertura da Mídia, pela manhã, e Marketing Político e de Governo, durante a tarde. É gratuito e as inscrições são feitas na hora. Vale a pena. Veja mais detalhes no site www.santoandre.sp.gov.br.

Um outro evento interessante para comunicadores acontece também amanhã, às 19h, na Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, centro de São Paulo. Representantes de diversos veículos alternativos de comunicação irão se encontrar no debate Mídia, Crítica e Poder. Estarão presentes José Arbex Jr., do jornal Brasil de Fato; Luís Fernando Novoa Garzon, da Caros Amigos; Antônio Martins, da Ciranda Brasil; Plínio Arruda Sampaio, do Correio da Cidadania; Raquel Imanishi Rodrigues, da revista Reportagem; e Mácio Bilharinho Naves, da revista recém-lançada Margem Esquerda.
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.