23/03/2001

Manoel dos Santos se reelege e preside a Contag até 2005

Manoel José dos Santos, agricultor de Serra Talhada no sertão pernambucano e membro do PT (Partido dos Trabalhadores), venceu mais uma vez as eleições para a presidência da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e mantém-se à frente da entidade por mais quatro anos.

Santos disputava o cargo contra Edson Pimenta, presidente da Fetag-BA (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia), filiado ao PcdoB (Partido Comunista do Brasil).

Santos assume a Confederação com o desafio de recompor uma base dividida, onde 36% dos delegados preferiam ter o baiano, Pimenta como presidente.

A Contag, entidade filiada à CUT (Central Única dos Trabalhadores), desde 1995, coordena hoje 25 Federações Estaduais e mais de 3.660 sindicatos de trabalhadores rurais em todo o Brasil, sendo a maior Confederação do País e uma das maiores potências do mundo sindical em todo o mundo.

No campo da reforma agrária, a Contag ficou conhecida pelas formas de pressão através de movimentos de massa, como o Grito da Terra Brasil, a Marcha das Mundial das Mulheres e a Marcha Global Contra o Trabalho Infantil.

Apesar das duras críticas que faz ao Governo, a Confederação mantém o mínimo de diálogo necessário para arrancar conquistas importantes como a implementação do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), a principal linha de crédito dos agricultores familiares.

Sua relação com o MST (Movimento Sem-Terra) tem sido inconstante, alternado períodos de entendimento – sobretudo em articulações feitas com a ajuda do PT (Partido dos Trabalhadores) – e atrito, com no caso mais recente, em Arinos, noroeste de Minas Gerais, onde membros do MST expulsaram agricultores ligados à Contag, na Fazenda da Roça.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.