15/05/2001

Ministro Serra é um dos convidados do Plantão Saúde

O programa Plantão Saúde do mês de maio já foi enviado para as mais de 500 emissoras de rádio espalhadas pelo Brasil, que formam a Rede de Comunicadores pela Saúde. Produzido e distribuído pela OBORÉ, o programa aborda temas da Saúde Pública e traz, nesta edição, a fala do Ministro da Saúde, Jose´Serra, sobre o Programa Saúde da Família que começa a ser implantado na cidade de São Paulo. Os outros temas são: distúrbios do sono, fogo selvagem e catarata.

O Programa de Saúde da Família – PSF – significa a mudança na maneira de ver e fazer Política de Saúde no Brasil. Ao invés de esperar a pessoa ficar doente e tratar a doença, o PSF se adianta e trabalha na prevenção. O ministro Serra fala sobre esse trabalho e a importância do Rádio no processo de informação da população.

No programa sobre distúrbios do sono, médico neurologista e presidente do Departamento de Neurologia da Associação Paulista de Medicina, Rubens Reimão, fala principalmente sobre a insônia, um problema que pode ocorrer com qualquer pessoa. O especialista explica que quando a falta de sono se repete com freqüência, passa a ser considerada como uma enfermidade e precisa de acompanhamento médico. Ele faz algumas recomendações que ajudam a ter um sono tranqüilo.

No programa sobre o fogo selvagem, o médico dermatologista e professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Paulo Cunha, fala sobre essa doença terrível que tem a particularidade de só ocorrer no Brasil e que, ainda hoje, não está completamente compreendida.

A catarata é o tema do terceiro programa desta edição. Coordenadora dos Mutirões de Cirurgias Eletivas do Ministério da Saúde, Juliana Ferraz, explica como essa doença se desenvolve e como está a situação da campanha que pretende acabar com a fila de espera dos pacientes para a cirurgia de catarata, única forma de resolver a doença.

Os programas podem ser ouvidos pela Internet, basta clicar no ícone Plantão Saúde, na página principal do site.


Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.