27/09/2002

Morre João Yunes, diretor da Faculdade de Saúde Pública/USP

Morreu ontem (26), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o diretor e professor-titular da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP, João Yunes. Representante do Brasil no Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde – OMS – desde maio de 2000, ele ocupou os cargos de secretário nacional de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde (1998/2000) e de secretário de Estado da Saúde no governo Franco Montoro (1983/1987).

Médico sanitarista, Yunes era administrador hospitalar por formação e foi responsável pela elaboração de planos de saúde em diversas cidades. Também ocupou cargos administrativos no Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual e na Organização Panamericana de Saúde – OPAS. Reconhecido internacionalmente, ele foi homenageado ontem, com um minuto de silêncio, durante a 26ª Conferência Sanitária Panamericana que se realiza em Washington.

Yunes participou em junho do ano passado, do III Curso de Informação sobre Saúde Pública para Radiocomunicadores, oferecido pela FSP em parceria com a OBORÉ. Na ocasião, recém-empossado no cargo de diretor, ele afirmou que tinha como proposta “abrir mais ainda a Faculdade para atender o Sistema Único de Saúde, o Programa de Saúde da Família, o programa de humanização de atendimento, o cartão SUS e capacitar os estudos no sistema de saúde, porque o Sistema Único de Saúde no Brasil é tido como um dos mais avançados do mundo. Nós gostaríamos que ele fosse um dos melhores não só em termos de propostas, mas também em termos de solução e de retorno, diminuindo a mortalidade no Brasil e aumentando o nível de saúde da população brasileira.”

O enterro está marcado para as 15 horas de hoje, no Cemitério do Morumbi. Ele deixa a mulher, Oneida Rocha Andrade Yunes e os filhos Cristiane e Marcel.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.