O Plantão Saúde no mês do Carnaval
O Plantão Saúde, programa semanal produzido pela OBORÉ especialmente para as rádios parceiras da Rede de Comunicadores pela Saúde, traz na sua edição de fevereiro entrevistas com o Dr. Pedro Chequer, coordenador nacional do programa de DST e Aids do Ministério da Saúde ; Dra. Cristina Tanaka, da Faculdade de Saúde Pública da USP, falando sobre Mortalidade Materna e Eliane Cruz, secretária executiva do Conselho Nacional de Saúde, comentando a importância dos Conselhos Municipais de Saúde. E para esclarecer um tema importante na volta às aulas, convidamos o prof. Horácio Reis, da Secretaria de Atenção Básica do Ministério da Educação, para explicar como os problemas de visão podem prejudicar o desempenho escolar das nossas crianças.
Por fim, alguns destaques especiais: na Carta Falada, o presidente do Instituto Ethos de Empresas e Reponsabilidade Social, Oded Grajew, comenta “As Oito Metas do Milênio” instituídas em 2004 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e convida os radialistas da Rede a participarem do Prêmio Ethos de Jornalismo 2005. Inês Berloffa, coordenadora do Prêmio, também gravou uma mensagem especialmente para os radialistas parceiros comentando , em detalhes, o Regulamento do Prêmio – prazos e condições de inscrição, temas, premiações. A novidade deste ano é que as emissoras comunitárias legalizadas também poderão concorrer numa categoria especial.
Prêmio Ethos de Jornalismo 2005
Em sua quinta edição, além de se pautar pelas ações de responsabilidade social das empresas e nas "metas do milênio", o Prêmio Ethos de Jornalismo 2005 lança uma nova categoria: Prêmio Estímulo Rádio Comunitária. Para isso, o Instituto Ethos desafiou a OBORÉ a redesenhar o regulamento do Prêmio deste ano de forma a incluir essas pequenas emissoras já legalizadas, além de colaborar na divulgação e mobilização dos radialistas, esclarecendo-os sobre os conceitos de responsabilidade social das empresas e sobre as Metas do Milênio. A OBORÉ também vai colaborar na montagem do curso sobre gestão a ser oferecido aos três radialistas das comunitárias ( e suas respectivas equipes) premiados.
Segundo Oded Grajew, presidente do ETHOS, quanto mais socialmente responsáveis forem as empresas, mais chances terá o Brasil de atingir as oito metas estabelecidas pela ONU : 1. Acabar com a fome 2. Educação básica de qualidade para todos 3.Igualdade entre sexos e valorização da mulher 4.Reduzir a mortalidade Infantil 5. Melhorar a saúde das gestantes 6. Combater a aids, a malária e outras doenças 7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e 8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Para ele, todos os meios de comunicação - inclusive as rádios comunitárias - têm um papel muito importante na busca dessas metas, informando sobre a sua existência , porquê foram estabelecidas, como podem ser alcançadas e quem são os principais atores. "Quero ressaltar que é papel de todos fazer com que a humanidade e o nosso Brasil possam atingir essas metas", disse Oded Grajew em sua Carta Falada dirigida à Rede de Comunicadores pela Saúde.
Inês Berloffa, coordenadora do Prêmio, explicou em sua mensagem aos radialistas que o objetivo de incluir as comunitárias na premiação deste ano é reconhecer a importância dos pequenos meios de comunicação nas suas comunidades.
O Prêmio Ethos de Jornalismo destaca, anualmente, os jornalistas que tratam dos temas da responsabilidade social e empresarial nas categorias TV, Rádio, Fotografia, Jornal e Revista. O vencedor de cada categoria receberá um prêmio no valor R$ 15