20/08/2001

Osasco (SP) intensifica luta contra as DST e Aids

A Secretaria Municipal de Saúde de Osasco (SP) realiza até o final de agosto várias atividades para informar a população, principalmente os jovens, sobre as doenças sexualmente transmissíveis, em especial a Aids. O município de Osasco está entre os que apresentam o maior número de casos notificados no Brasil.

As atividades serão abertas no dia 20 de agosto, às 11 horas, no Teatro Municipal de Osasco (Av. dos Autonomistas , 1533 ) pelo prefeito de Osasco, Celso Giglio e o Secretário Municipal de Saúde, André Sacco Júnior. Na abertura, haverá espetáculo do grupo de Arte-Educação Hilária Troupe que apresentará a dramatização “ O Sangue Nosso de cada Dia”, de Lúcia Pacheco.

Um espetáculo de 15 minutos “Vampiros contra a Aids, dizendo sim à vida” será apresentado a partir do dia 21 de agosto nas escolas de Osasco e, em locais de grande afluência de público. O objetivo é conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção, de uma forma lúdica e agradável, para conseguir maior adesão aos métodos preventivos.

O município de Osasco está entre os que apresentam o maior número de casos notificados no Brasil no período de 1980-2000. Está classificado em 23º no País com 1387 casos : 66% do sexo masculino e 34% do sexo feminino. “O município acompanha o perfil do Brasil. O maior número de casos está entre os homens. No início os homossexuais e bissexuais eram os mais acometidos. A partir da década de 90, houve aumento crescente entre os heterossexuais, em especial as mulheres”, informa o Secretário Municipal de Saúde de Osasco, André Sacco Júnior.

Com o aumento de casos entre as mulheres, há também o risco de crianças nascerem portadoras do vírus. “Os usuários de drogas injetáveis continuam sendo um grupo de risco. Mas os casos de contaminação por transfusão sanguínea diminuíram após o controle de qualidade do sangue a ser utilizado” observa o Secretário.

A informação é importante, principalmente para a prevenção da Aids e de doenças sexualmente transmissíveis. Doenças como a sífilis, herpes, gonorréia, clamídia, cancro mole, enfermidades vaginais e cervicais, condiloma (que desenvolve verrugas nos órgãos sexuais), corrimentos, entre outras, podem ser curadas se tratadas a tempo. A sífilis pode levar à morte se não for tratada e causar aborto em mulheres grávidas ou levar o bebê a nascer com defeitos físicos. A melhor forma de prevenção é o uso da camisinha.



Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.