09/06/2003

Para celebrar a diversidade cultural

Poucos paulistanos sabem da quantia de nacionalidades que convivem dentro de São Paulo. Muito mais que as descendências portuguesa, indígena e negra, a mistura paulista teve influência da imigração de mais de 60 países. No início do século passado, chegavam estrangeiros de diversas partes do mundo em busca de oportunidades e aqui eram acolhidos.
Menos intenso que naquela época, o fluxo migratório ainda continua. Bolivianos, paraguaios, peruanos, chilenos, argentinos. Na maioria das vezes, são encorajados por uma promessa de trabalho. Alguns chegam sozinhos, outros com as famílias, fazendo da metrópole um mosaico multicultural. Para se ter uma idéia, só a comunidade boliviana, que migra sobretudo para servir de mão de obra nas confecções da região da Luz, forma na capital 30 ligas de futebol, contemplando 800 times que entram na disputa todos os fins de semana. Ou seja, só os jogadores bolivianos formam um grupo de 10 mil pessoas. A população de latinos, ao todo, é estimada em 400 mil moradores.
Uma boa oportunidade para conferir essa diversidade é participar da Festa Internacional dos Migrantes, nos próximos dias 21 e 22. Na ocasião, a "diferença cultural", muitas vezes motivo de desavenças, será a razão da comemoração. O show fica por conta de grupos folclóricos típicos da Grécia, de Cabo Verde, Argentina, Egito, Bolívia, Paraguai, Peru, Itália, Alemanha e muitos outros. Cada um dos países - serão pelo menos 20 - apresentará, também, suas especialidades gastronômicas.
Promovida pela Pastoral do Migrante desde 1990, essa comemoração típica tem como principal objetivo fortalecer o laço de amizade entre as diferentes comunidades imigrantes que vivem na capital paulista. "O desafio é promover a tolerância entre os povos", diz o padre Roque Renato Patussi, da Pastoral e membro da equipe de coordenação da festa.

13ª Festa Internacional dos Migrantes
Dia 21/06, das 16h às 23h, e dia 22/06, das 10h às 22h.
Igreja Nossa Senhora da Paz: Rua do Glicério, 225, Liberdade, São Paulo.
Entrada a R$ 4. Grupos de estudantes, com carta da escola, pagam R$2.
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.