04/10/2002

Pesquisa DIAP indica como votaram deputados e senadores

O DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, uma das instituições parceiras da OBORÉ, foi a principal fonte do Portal Exame na elaboração de uma pesquisa que apurou como deputados e senadores que concorrem à reeleição ou a outros cargos eletivos votaram em dezessete matérias, consideradas pelo Portal como as mais relevantes para o futuro do país.

O resultado está na página www.exame.com.br no ícone “Voto consciente”. Foram levadas em conta as votações ocorridas na Câmara nos últimos quatro anos temas como capital estrangeiro na mídia; Fundo de Combate à Pobreza; medidas provisórias; combate ao nepotismo; quebra do sigilo bancário; Lei de Responsabilidade Fiscal; fim da imunidade parlamentar; flexibilização da CLT; fator previdenciário; Lei de Informática; Lei das Sociedades Anônimas; propaganda de cigarros e PIS/Cofins.

O DIAP foi fundado em 19 de dezembro de 1983 para atuar junto aos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional e, excepcionalmente, junto às Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores, no sentido da transformação em normas legais das reivindicações da classe trabalhadora. Foi idealizado pelo advogado trabalhista Ulisses Riedel de Resende, atual Diretor-Técnico da entidade.

É constituído por cerca de mil entidades sindicais de trabalhadores congregando Centrais, Confederações, Sindicatos e Associações distribuídas em todos os Estados e no Distrito Federal, que exercem o comando político-sindical do DIAP. A sua Diretoria, por igual, é constituída por dirigentes sindicais.

O DIAP oferece vários produtos e serviços para as entidades filiadas e para o público em geral. Diariamente, confecciona a Agência DIAP, enviada aos filiados por e-mail e disponibilizada na página do Departamento na Internet. Com periodicidade mensal, publica o Boletim e o Jornal do DIAP. Além disso, edita séries anuais como Os Cabeças do Congresso Nacional e Agenda Para Falar com os Poderes e outras publicações: Estudos Técnicos, Estudos Políticos, Cadernos-Debate e Atuação Parlamentar.

A OBORÉ teve participação na edição histórica Quem foi Quem na Constituinte, que rastreou a atuação dos parlamentares durante a Assembléia Nacional Constituinte e na primeira edição de Os Cabeças do Congresso.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.