01/03/2021

Pesquisadores da ECA/USP lançam estudo sobre mídia, tecnologia e contexto educativo

O Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM), sediado no Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), acaba de lançar o relatório digital “Inter-relações Comunicação e Educação no contexto do ensino básico”.

Elaborado para o formato web, o documento apresenta gráficos, dados e análise sobre diversas questões que envolvem mídias, tecnologias e os desdobramentos no contexto escolar. “Os resultados e análises presentes no relatório indicam as formas de relacionamento e uso dos meios de comunicação por parte dos docentes e discentes. Além disso, o estudo verifica como as temáticas referentes à aceleração social do tempo afetam o cotidiano escolar, estejam elas associadas às ações pedagógicas ou à vida mais ampla implicadas com a utilização dos dispositivos técnicos: internet, celular, tablet etc.”, afirma Adilson Citelli, professor titular da USP e coordenador do MECOM.

Desenvolvido entre 2017 e 2020, o estudo envolveu a participação de 14 pesquisadores e contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para conhecer os fundamentos da pesquisa e acessar as análises, basta acessar http://www2.eca.usp.br/mecom/

Sobre o MECOM

Certificado pelo CNPq, o MECOM é coordenado por Adilson Citelli, professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e uma das maiores autoridades nos estudos que envolvem a interface Comunicação e Educação. O pesquisador leciona para turmas da graduação e pós-graduação e orienta teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM-ECA-USP).

Sob sua coordenação, a equipe, formada por pesquisadores e pesquisadoras - orientandos e ex-orientandos-, realiza estudos e promove pesquisas em escolas, universidades e institutos educacionais com o objetivo de ampliar as reflexões acerca do avanço das tecnologias e seus desmembramentos no ambiente educativo, da dinâmica social do tempo, das inter-relações comunicação e educação, dentre outras questões relacionadas a essa interface.

Para saber mais sobre o grupo de pesquisadores, basta acessar: http://www2.eca.usp.br/mecom/#Sobre-os-Autores

Mais informações:
Assistência de Comunicação e Relações Institucionais da ECA / USP
comunicaeca@usp.br
+ 55 11 3091-8664

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.