10/06/2003

Plantão Saúde: no ar, a edição de junho

Emissoras de rádio de todo o Brasil, que integram a Rede Comunicadores pela Saúde, já estão recebendo o CD da edição de junho dos programas Plantão Saúde. Os quatro programas deste mês, abordam assuntos diretamente ligados à prevenção de doenças e a promoção da saúde.
 
Um deles fala sobre a Campanha Nacional de Vacinação Infantil. Desenvolvida pelo Ministério da Saúde desde a década de 80, a campanha conseguiu erradicar do país a poliomielite, doença causadora da paralisia infantil. Apesar de não ser registrado nenhum caso desde 1989, o Secretario Nacional de Vigilância em Saúde, o Dr. Jarbas Barbosa, explica porque é necessário que todas as crianças com menos de cinco anos, sejam levadas por seus pais aos postos de saúde no dia 14 de junho, para receber mais uma dose da vacina.
 
A médica Maria de Lourdes de Souza Maia, coordenadora geral do Plano Nacional de Imunizações da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) explica, em outro programa, o que é o Tétano Neonatal, problema de saúde pública que também pode ser eliminado com a vacinação das mulheres em idade fértil. Essa vacina, aplicada gratuitamente, está disponível em todos os postos de saúde do Brasil e protege os recém-nascidos do "mal dos sete dias", que é o nome popular da doença.
 
Para evitar que a Dengue volte a ser notícia no próximo verão, as ações de combate à doença devem ser reforçadas agora, durante os meses mais frios. Esse é o alerta que faz o diretor do Centro de Saúde Ambiental, da Secretaria de Saúde do Paraná, médico José Francisco Konolsaisen, também convidado do Plantão Saúde deste mês.
 
Nesta edição tem continuidade a série de programas que falam sobre Gestão da Saúde no Governo Lula. O médico José Alberto Hermógenes, responsável pela Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos, fala sobre os objetivos e prioridades dessa Secretaria.
 
O Plantão Saúde é produzido e distribuído gratuitamente pela OBORÉ para 600 emissoras de rádio que integram a Rede Comunicadores pela Saúde em todo o Brasil. Essas rádios transmitem os programas em dias e horários determinados, escolhidos pelas próprias rádios, definidos quando firmam o Termo de Parceria e Cooperação.
 
Os programas também estão disponíveis na internet, para acessá-los, clique http://www.obore.com/radio/radio_programas_plantao_conheca.asp
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.