01/10/2003

Plenária extra encerra 12ª Conferência Municipal de Saúde

Cerca de 800 delegados, representantes dos segmentos de usuários, trabalhadores na saúde e gestores, participaram ontem (30), na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD), da reunião que finalizou a 12ª Conferência Municipal de Saúde que teve como título "Consolidando o SUS nas Subprefeituras com efetivo Controle Social".
Com o objetivo de discutir e definir as diretrizes na política de saúde adotada pela Secretaria, a 12ª Conferência foi realizada entre os dias 2 e 4 de setembro. Essa plenária extra foi necessária porque não houve tempo para votação das 700 propostas apresentadas durante a Conferência.
Ontem, os delegados se manifestaram sobre quatro os temas que ficaram faltando: Direito à saúde; Organização da atenção (como organizar o trabalho dos serviços de saúde para responder às necessidades do usuário); Vigilância em saúde; e Controle Social.
"Agora, a Comissão de Relatoria vai se debruçar sobre esse relatório aprovado e produzir um texto que será publicado no Diário Oficial do Município", afirma Lidia Tobias, coordenadora geral da Conferência. Segundo ela, a grande expectativa dos delegados é que essas resoluções sejam acatadas pela Secretaria Municipal da Saúde, apesar das dificuldades.
"Uma conferência com a abrangência dessa acaba fazendo indicações, mas muitas vezes não consegue discutir por exemplo, a relação da proposta com a existência de recursos. Algumas propostas aprovadas não são endereçadas a Secretaria Municipal de Saúde, mas às Subprefeituras ou ao Gabinete Municipal", diz . A tarefa imediata é separar as propostas que são da alçada da Secretaria.
A plenária aprovou ainda a moção que reivindica o canal para as rádios comunitárias em São Paulo e o apoio da Câmara Municipal e da Prefeita Marta Suplicy ao projeto de lei dos vereadores Carlos Néder e Ricardo Montoro que regulamenta as emissoras comunitárias em São Paulo.
XII Conferência Municipal de Saúde de São Paulo
02, 03 e 04 de Setembro de 2003
Palácio das Convenções do Anhembi
Consolidando o SUS nas Subprefeituras com efetivo controle social
Proposta de Moção nº 39
Nome do Proponente: Denizi de O Reis
Que o Ministério das Comunicações e a ANATEL cumpram sua promessa que já vai para mais de cinco anos e realizem os estudos técnicos para que haja canal para o funcionamento legal das rádios comunitárias na capital de São Paulo, contribuindo, assim, para a ampliação dos meios a serviço da educação em Saúde.
E que a Câmara Municipal e a Prefeita Marta Suplicy apoiem a aprovação do Projeto de Lei 145/2001, que permite o funcionamento das rádios comunitárias na capital de São Paulo.
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.