Ponto de Cultura Vila Buarque promove debate sobre Creative Commons
Com o intuito de discutir as possibilidades jurídicas e suas implicações sociais trazidas pelo uso do licenciamento de conteúdo no modelo Creative Commons, o Ponto de Cultura Vila Buarque organiza no dia 8 de novembro um debate com a presença de representantes das áreas de software livre, vídeo, música e literatura; além de contar com a presença do professor de direito Ronaldo Lemos, responsável pela adequação brasileira do Creative Commons.
Mas afinal, o que é Creative Commons ?
Um novo modelo de licenciamento de conteúdo que tem conquistado um número cada vez maior de adeptos, principalmente em grupos que trabalham com arte e alta tecnologia.
A primeira vantagem do Creative Commons (CC) é a sua flexibilidade. Com esse modelo é possível para o autor de um conteúdo optar pelo grau de proteção que deseja conferir à sua obra. Neste sentido, ele pode optar entre autorizar o uso comercial ou o uso não-comercial de seu trabalho, bem como optar se permite ou não a realização de obras derivadas da sua. Além disto, ele pode inserir uma cláusula que permite a outras pessoas criarem obras derivadas de sua obra original apenas se concordarem em licenciar suas novas criações pelo mesmo regime aberto. Entretanto, em todas as licenças, uma premissa básica é sempre garantida: a liberdade para copiar e distribuir as obras.
Para entender mais sobre o modelo de licenciamento Creative Commons, veja alguns filmes de animação que explicam esse conceito de uma forma clara e dinâmica em http://mirrors.creativecommons.org/
Direito criativo e conteúdos livres
um debate sobre o uso do Creative Commons
Teatro NExT – Rua Rego Freitas 454 – Vila Buarque
8 de novembro (segunda-feira) – 19:30 às 22:30
*solicitamos a confirmação de presença pelo adriano@utopia.com.br
iniciativa
PONTO DE CULTURA VILA BUARQUE
parceria
IPSO – Instituto de Pesquisas Sociais e Projetos Tecnológicos
OBORÉ – Projetos Especiais em Comunicações e Artes
Ministério da Cultura
apoio
NExT – Núcleo Experimental de Teatro