08/10/2004

Ponto de Cultura Vila Buarque promoverá atividades de comunicação

Já estão em andamento os preparativos para a implantação do Ponto de Cultura Vila Buarque, um dos 214 selecionados pelo Ministério da Cultura na primeira fase do Programa. Coordenado pela OBORÉ e pelo IPSO – Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos (com sede no mesmo prédio), o Ponto tem como proposta promover atividades culturais e sociais nas áreas de rádio, vídeo, cinema e Internet, fazendo com que o cidadão seja autor e produtor de cultura, arte e comunicação. O início das atividades está previsto para o começo de 2005.

O público-alvo do Ponto de Cultura Vila Buarque são os freqüentadores dessa região central paulistana, composta por diversas entidades culturais, sociais, educacionais e artísticas, entre elas: UBE - União Brasileira de Escritores, ABONG - Associação Brasileira das ONGs, Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Instituto Pólis, Ação Educativa, NExT - Núcleo Experimental de Teatro, Aliança FRancesa, o escritório do Fórum Social Mundial, Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, Instituto dos Arquitetos de São Paulo, Escola de Sociologia e Política, Senac e Sesc.

O objetivo desse programa do Ministério da Cultura, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, é ampliar e estimular manifestações culturais que acontecem nos quatro cantos do país. Para isso, serão destinados recursos e equipamentos para a produção cultural, viabilizando também a capacitação, nas periferias de centros urbanos, áreas rurais, quilombolas, aldeias indígenas, entre outros. A previsão é de beneficiar, inicialmente, cerca de 1 milhão de pessoas, residentes em áreas carentes de todo o território nacional. Os aprovados receberão até R$ 150 mil, em dois anos e meio, para implementar as atividades.

Cada ponto terá um kit multimídia, com câmera de vídeo digital, microfones, amplificador para gravação e dois computadores que vão funcionar como ilha de edição. O sistema adotado pelo programa é o software livre, que será usado para formar uma rede entre pontos conectados pela internet. Os equipamentos serão disponibilizados a partir de janeiro de 2005.

A parceria com o Ministério do Trabalho viabiliza a capacitação de 50 jovens, por meio do programa Primeiro Emprego, em cada ponto. Eles vão receber uma bolsa no valor de R$ 150,00 mensais durante seis meses.

Entre os cursos na área cultural estão previstos DJ, grafite, contadores de estórias, orientadores de leitura, construtores e restauradores de brinquedos, programadores de software livre, metareciclagem, web design, animadores de programação cultural e festas, defensores do patrimônio, restauradores de bens patrimoniais, entre outras opções.

Ainda este ano, deverá ser lançado um outro edital. A meta do MinC é chegar a 1.000 (mil) Pontos de Cultura até 2006.
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.