Projeto do Futuro tem número recorde de inscrições
O Projeto Repórter do Futuro, cursos de complementação universitária para estudantes de jornalismo, encerra as inscrições para o seu novo módulo - Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter" - com o número recorde de 263 estudantes inscritos. Organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - ABRAJI - e OBORÉ, o novo módulo atraiu estudantes de jornalismo de 41 faculdades de 36 municípios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Pernambuco.
Desenvolvidos há dez anos pela OBORÉ, os cursos do Projeto Repórter do Futuro são pagos e custam, simbolicamente, um salário mínimo. Se o estudante comparecer a todas as aulas e cumprir com todas as atividades propostas, recebe o cheque de volta: é a chamada Reembolsa, que mede o empenho de cada um em vencer os desafios do dia-a-dia de um repórter frente à sua pauta.
O novo curso, que será realizado nos meses de abril e maio, com oito encontros sempre aos sábados, oferece apenas 25 vagas, o que significa que o teste de seleção que será aplicado amanhã, às 14 horas, será bastante concorrido. São doze candidatos por vaga.
Para definir os palestrantes deste módulo, representantes da ABRAJI e da OBORÉ percorreram, entre 8 de fevereiro e 18 de março, as salas de aulas de algumas das faculdades mais importantes de São Paulo - ECA/USP, PUC, Cásper Líbero, São Judas Tadeu, Mackenzie e Metodista - e distribuíram cédulas perguntando quais são os três grandes problemas de São Paulo, quem são as três pessoas que mais entendem de cada um desses temas e quais são os jornalistas que mais entendem dos assuntos brasileiros.
A eleição direta apresentou os seguintes resultados:
Os grandes problemas de São Paulo e quem entende mais
Violência (26%): Caco Barcellos, Marcelo Rezende, Percival de Souza, José Luis Datena e Saulo de Castro Abreu
Trânsito / Transporte (14%): Roberto Scaringella, Ulrich Hoffmann, José Serra e Fred Bussinger
Educação (11,5%): Gilberto Dimenstein, Marilena Chauí e Gabriel Chalita
Saúde (9,5%): Dráuzio Varela, José Serra, José Aristodemo Pinotti e Adib Jatene
Desemprego (9%): Eduardo Nunes (presidente do IBGE), Luiz Marinho (Presidente da CUT) e Marta Suplicy.
Os jornalistas que mais entendem de Brasil
1º - Arnaldo Jabor (75 votos)
2º - Heródoto Barbeiro / Clóvis Rossi (60 votos)
3º - Caco Barcelos (51 votos)
4º - Boris Casoy (47 votos) &