09/09/2024

Projeto Repórter do Futuro participa da cobertura oficial do 8º Jeduca

Há três anos a Redação-Laboratório Repórter do Futuro participa da cobertura oficial do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação). Neste ano, o evento acontece em 2 e 3 de setembro, na Fecap - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Avenida da Liberdade, 532, São Paulo).

Nesta 8º edição do Congresso, a Redação é composta por 12 integrantes, dos quais estudantes de jornalismo, jornalistas recém-formados e veteranos da área. A equipe atuará com cobertura em texto e também para as mídias sociais da instituição (Instagram, Twitter e Linkedin), durante os dois dias de evento. Veja aqui a programação desta edição.

O Congresso, cuja programação destaca neste ano temas como mudanças climáticas, eleições e inteligência artificial, reúne jornalistas, comunicadores, estudantes e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, além de convidados internacionais. Uma participação já confirmada é Sarah Carr, jornalista norte-americana e diretora da Fellowship de jornalismo de Educação da Universidade de Columbia (EUA).

Participar da Jeduca é mais uma das atividades do Projeto Repórter do Futuro, que neste ano completa 30 anos. Exercitar a cobertura jornalística, mergulhar no universo do jornalismo de educação e nas pautas atuais da editoria, são os objetivos desta iniciativa. Para participar da Redação era preciso já ter feito algum dos módulos oferecidos pelo Projeto Repórter do Futuro.

*Acompanhe o site e as mídias sociais da OBORÉ para saber a oferta de módulos do Projeto Repórter do Futuro.

Veja as coberturas passadas:
- 6º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca

- 7º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca

Projeto Repórter do Futuro
Foi criado pela OBORÉ, em 1994, para oferecer alternativas de autodesenvolvimento a estudantes universitários da graduação que querem aprofundar o conhecimento e a prática da reportagem - a alma do jornalismo.

Desde então, dedica-se a conceber e organizar atividades de complementação universitária como cursos temáticos modulados, viagens de estudos e reportagens, ciclos de cinema, rodas de conversa com profissionais consagrados, entrevistas exclusivas e redações-laboratório.

Nesses 30 anos, desenvolveu metodologia própria de prática reflexiva nos seus diversos cursos modulados, adotando como pilar didático o que hoje é denominado Sala de Aula Invertida: pesquisa prévia sobre o tema e o palestrante, Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas, produção textual e acompanhamento individual feito por professores e profissionais que integram sua Coordenação Pedagógica. Ao final, coloca-se sempre o desafio para que essa produção jornalística – seja impressa, audiovisual, multimídia ou transmídia - consiga veiculação nos meios de comunicação que constituem o chamado mercado de trabalho.

A iniciativa, que já mobilizou mais de 3.000 estudantes e jovens jornalistas, conta com o apoio das coordenações dos principais cursos de jornalismo de São Paulo, organizações expressivas da sociedade civil, profissionais de ponta do jornalismo e a participação de lideranças comunitárias, gestores públicos, especialistas, autoridades e personalidades do mundo político, acadêmico e cultural.

Serviço:
8º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) | Site oficial Jeduca
Acompanhe a cobertura no site e nas redes da Jeduca!

Para ficar por dentro de todas as novidades, siga a OBORÉ nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, TikTok.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.