21/05/2003

Rádios comunitárias são homenageadas em ato solene

Sessão solene em homenagem às rádios comunitárias reuniu na segunda, 19, cerca de 150 pessoas no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. O ato também foi de apoio ao projeto de lei 147/01, que regulamenta as rádios comunitárias no município de São Paulo, e contra o "jabá" nas rádios.
Participaram da sessão solene os vereadores Carlos Néder (PT), e Ricardo Montoro (PSDB), autores do projeto de lei, Aloísio Pinheiro (PT), de Osasco, onde também tramita um projeto de lei semelhante ao PL 145, o delegado Armando Coelho Neto, presidente da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, autor do livro Rádio Comunitária Não é Crime , o professor Ismar Soares de Oliveira, coordenador do projeto Educom.rádio, e o presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Fred Ghedini.
A partir da esq. - Fred Ghedini, Ismar Soares, Carlos Néder e Aloisio Pinheiro na mesa que também teve a presença do vereador Ricardo Montoro e do delegado Coelho Neto
Alunos da EMEF Capistrano de Abreu já conhecem o Educom.rádio
Além da EMEF Capistrano de Abreu, também participaram do ato: EMEF Haroldo Veloso, EMEF 8 de Maio, EMEF Sebastião Francisco - O Negro e EMEF Artur Neiva. Essas escolas estão entre as 120 onde já está implantado o projeto Educom.rádio.
A boa notícia da noite, dada pelo professor Ismar de Oliveira, coordenador do Projeto Educom.rádio, é que o projeto pode sair do âmbito do município de São Paulo e chegar a escolas de outros Estados. "O Ministério da Educação pergunta se poderíamos levar o Educom.rádio para 1.500 escolas do Brasil. Se isso for possível, será com o apoio de vocês".
Para ele, a rádio comunitária é a grande praça das pessoas que querem falar e se expressar. "No caso do projeto Educom.rádio, nós estamos chamando a experiência dos comunicadores, dos educadores, das ONGs, que nos últimos 30 anos criaram uma prática educomunicativa, e a universidade, que com seu poder de pesquisa, possibilita que esse encontro se dê e que esses aliados se encontrem. A paixão que é de quem faz rádio comunitária passa a ser paixão de estudantes e professores que se envolvem com a prática educomunicativa. Isso é tão importante que já começa a contagiar".
O evento foi aberto pela Banda da Guarda Civil Metropolitana, regida pelo maestro Ivan Renzel e teve, no decorrer, apresentações do Coral Luther King, com regência da maestrina Lucymara Apostólico. O grupo, mais antigo coral livre em atividade em São Paulo, representou a classe artística e a luta contra o "jabá".
Em Brasília, representantes de rádios comunitárias de diversas cidades do país se encontraram numa série de atividades coordenadas por entidades ligadas ao movimento da radiodifusão
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.