17/07/2023

Repórter do Futuro no Congresso da Abraji: cobertura reúne estudantes, recém-formados e veteranos em nova imersão no mundo do jornalismo

A redação laboratorial, composta por quatro núcleos (repórteres, editores, redes sociais e artes), produziu 69 textos e mais de 80 conteúdos audiovisuais que alimentaram as redes sociais da Abraji. Todos os textos estão disponíveis no blog da cobertura. Confira!

Pelo décimo quarto ano consecutivo, a redação laboratorial do Projeto Repórter do Futuro, organizado pela OBORÉ, entidade parceira da Abraji, fez a cobertura oficial do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Cerca de 70 estudantes e recém-formados atuaram como repórteres, editores, ilustradores e social media para cobrir remota e presencialmente os painéis durante os quatro dias do evento.

Realizado anualmente desde 2005, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é considerado um dos maiores eventos de jornalismo da América Latina. A edição 2023 aconteceu de 29 de junho a 2 de julho, em São Paulo, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e com mais de 100 atividades e cerca de 320 palestrantes.

Neste ano, as mesas abordaram variadas temáticas caras para o jornalismo atual, por exemplo, meio ambiente, violência contra profissionais da imprensa, objetividade no jornalismo, diversidade nas redações, uso das redes sociais e jornalismo de dados no ofício. As palestras e oficinas presenciais tiveram 50% da programação transmitida online. Foram 320 palestrantes e mediadores de diferentes estados e países.

A experiência - que conta com o apoio institucional da UNESCO Montevideo - simula a realidade de uma redação: desde o exercício da cobertura, a coletiva de imprensa, o cumprimento de prazos, as regras de publicação, a relação com a figura do editor, além de estimular o exercício reflexivo da profissão.

Quem vai para o mar, prepara-se na terra

Antes do Congresso, a equipe da Redação participou de encontros preparatórios para a cobertura nos quais foram discutidos temas como a importância da pesquisa previa, a pauta, a elaboração e edição de textos, a busca do lead, as aspas, ideias de formatos multimídia para as redes sociais. Foi elaborado um manual de redação especialmente para esta cobertura.

Os repórteres do futuro (e do presente) tiveram ainda contato com os fluxos de produção de conteúdos para o blog e redes sociais. O núcleo de artes foi estimulado a produzir charges, ilustrações, colagens, e artes digitais para ilustrar os textos.

Todo o conteúdo produzido está disponível no blog de cobertura oficial: Confira!

Veja a cobertura publicada nas redes sociais da Abraji: Instagram, Twitter e Facebook.

Redação-Laboratório Repórter do Futuro 2023 para a cobertura colaborativa do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Iniciativa contou com a supervisão de Sergio Gomes (OBORÉ), Cristina Zahar e Maria Esperidião (Abraji). O núcleo coordenador foi formado por Ana Luisa Zaniboni Gomes, Anelize Moreira, Giuia Afiune e Luana Copini. Veja aqui toda a equipe que participou da Redação. Foto: Marco Pinto / Abraji.

Por Thaís Manhães.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.