19/08/2003

Seminário Agricultura Familiar e Negociações Internacionais começa amanhã em Brasília

Nos próximos dias 20, 21 e 22, será realizado, em Brasília, o Seminário Agricultura Familiar e Negociações Internacionais, que reunirá ministros da Agricultura e representantes de movimentos sociais de mais de 20 países da América Latina, Caribe, África e Ásia. A promoção é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério das Relações Exteriores e Rede Brasileira de Integração dos Povos (Rebrip).
 
O principal objetivo do encontro, que terá como sede o Palácio do Itamaraty, é formular estratégias para o fortalecimento do setor em âmbito internacional, ou seja, realizar uma mobilização para que a agricultura familiar seja inserida na pauta de negociações dos acordos internacionais de comercialização. A soberania e segurança alimentar das nações mais pobres, o combate aos subsídios agrícolas concedidos principalmente por Japão, Estados Unidos e países da Europa e o protecionismo das grandes nações são assuntos que estarão na pauta das principais discussões.
 
Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, a realização desse seminário significa um marco referencial na política internacional porque, pela primeira vez, vai tratar dos interesses da agricultura familiar. "Temos de superar o brutal processo de subsídio às exportações agrícolas internacionais que desorganiza, distorce e destrói as economias agrícolas nacionais, e garantir aos nossos agricultores espaços em mercados geradores de renda e divisas para o nosso País", afirmou Rossetto. "Será um momento muito importante para a constituição de uma estratégia comum para a superação desses problemas e a movimentação dos nossos países no espaço internacional."
 
Já estão confirmadas as presenças dos ministros da Agricultura do México, Venezuela,  Argentina, Paraguai, Suriname, Costa Rica, Panamá e da vice-ministra de Cuba. Da sociedade civil, estão confirmadas as presenças de Rangarirai Machemedze, do Southern and Eastern African Trade, Information and Negotiations Institute (Seatini), do Zimbabwe; Victor Súarez, representante da Asociación Nacional de Empresas Comerciales de Productos del Campo (Anec), do México; e Egídio Brunetto, do MST/ Vía Campesina, do Brasil.
 
A abertura do Seminário está marcada para às 19h do dia 20 e contará com a presença do Ministro de Estado de Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto; do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; do Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues; da Ministra de Estado do Meio Ambiente, Marina Silva; do Vice-Ministro da Agricultura da África do Sul, Dirk du Toit; do representante da Rede Brasileira de Integração dos Povos (Rebrip), Manoel José dos Santos; e do representante da Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones Del Campo (Cloc), Juan Tiney, da Nicarágua. Ainda durante a cerimônia de abertura, haverá um show do grupo pernambucano Cordel do Fogo Encantado, reconhecido como uma das maiores revelações da cultura brasileira contemporânea. 
 
 
Mais infomações no Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD): tel. (61) 328-8661.  
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.