10/03/2003

A gente não quer só comida

TERESINA. Os moradores de Guaribas estão em clima de “Você decide”. A dúvida é o nome da emissora de rádio FM que estão criando: Rádio Confusões, em homenagem ao Parque Nacional da Serra das Confusões, no qual Guaribas está inserida, ou Rádio Esperança. Apesar de ainda não ter nome, a rádio será inaugurada este mês após investimentos de R$ 13 mil.
 
A idéia de criar uma rádio comunitária surgiu da própria população de Guaribas, que anunciou o desejo em pesquisa realizada pelo Conselho Gestor do Programa Fome Zero para saber quais as prioridades da comunidade. Na pesquisa, a rádio ganhou de questões importantes e urgentes como saúde e educação.
 
A escolha faz sentido: a comunicação telefônica é deficiente, o município é isolado. A cidade de médio porte mais próxima, São Raimundo Nonato, é separada de Guaribas por estradas de terra e cheias de buracos que são percorridas numa média de quatro horas.
 
— A rádio vai ser um grande instrumento para a comunidade — afirma Humberto Coelho Silva, diretor da Associação das Rádios Comunitárias do Piauí.
 
Ele diz que a rádio comunitária de Guaribas servirá para educação, ensinamento de medidas preventivas de saúde, discussão dos problemas dos habitantes e comunicação entre o Brasil e a cidade-modelo do Programa Fome Zero:
 
— A questão musical não vai ser prioritária na rádio de Guaribas. Quando tiver música, será a piauiense porque acho um escândalo uma rádio comunitária tocar “Egüinha Pocotó”.
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.