14/03/2001

Abertura do Congresso reúne 2 mil líderes nacionais

Mais de dois mil delegados sindicais de todo o País estiveram no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, no último dia 14 de março, para a abertura do VIII Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais.

Este é o mais importante evento realizado no Movimento Sindical do campo brasileiro. É nele que se definem as estratégias de luta e as diretrizes dos projetos da Contag, suas 25 Federações e seus mais de 3600 sindicatos. É no Congresso também que será a eleita a nova diretoria da Confederação.

A maioria dos delegados presentes viajaram de ônibus e chegaram a Brasília no início da tarde de quarta feita, horas antes da abertura oficial do encontro, para o credenciamento.

A delegação de Pernambuco foi uma das que passaram mais tempo na estrada. Os sindicalistas deixaram a Capital, Recife ainda na segunda-feira, antes do sol nascer e passaram mais de dois viajando. Tanto tempo no ônibus não desanimou uma das maiores delegações do VIII Congresso.

Também os sindicalistas mineiros enfrentaram a longa viagem. De Belo Horizonte até Brasília, os trabalhadores levaram 12 horas na estrada.
Todo o sacrifício valeu a pena. Na apresentação oficial das delega-ções, os presidentes de Federações foram saudados com entusiasmo pelos delegados, que carregaram os estandartes de suas entidades ao som de muito frevo.

No final da noite – apesar de muita gente ter deixado o Centro de Convenções antes dos convidados terminarem suas falas de saudação, na mesa de abertura – ainda sobrou força para dançar forró do lado de fora do auditório.

As atividades do VIII Congresso serão retomadas amanhã, com as discussões das comissões referentes a agricultura familiar, reforma agrária, formação e comunicação, relações internacionais e outras, ligadas aos inte-resses do movimento sindical.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.