13/12/2002

Ana Paula Padrão e Guta Nascimento encerram curso

As jornalistas da TV Globo, Ana Paula Padrão e Guta Nascimento, foram as convidadas especiais do encerramento do II Curso de Informação Sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado, promovido pelo CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) e pela OBORÉ Projetos Especiais, como o 9º módulo do Projeto Repórter do Futuro.

Elas falaram de suas experiências na cobertura de regiões em conflito e pós-conflito armado, como na recente série produzida para o Jornal Nacional e o Jornal da Globo sobre o continente africano. Ana Paula e Guta estiveram no Congo, Quênia e Sudão, registrando o trabalho de ajuda humanitária, reunificação de famílias e difusão de normas do Direito Internacional Humanitário entre os militares, promovido por Delegações do CICV nestes locais.

As jornalistas exibiram em vídeo uma coletânea das principais reportagens feitas por elas na África, na Bósnia e no Afeganistão. As imagens serviram para ilustrar as histórias e dicas contadas pela dupla ao estudantes.

A produtora, Guta Nascimento comentou cada uma das viagens da equipe e exemplificou os momentos em que uma boa pré-produção pode fazer toda a diferença. "No trabalho de produção conversamos com jornalistas de outros países que já estiveram no local que queremos visitar. Pedimos dicas, contatos, fontes, perguntamos se os caminhos indicados nos mapas ainda existem ou se foram destruídos, por exemplo".

Ana Paula Padrão diz que o fato de ser mulher às vezes causa desconfiança nas fontes e colegas de trabalho. Entretanto, por ser brasileira, acredita ter algumas vantagens no acesso a lugares e na obtenção de informações. "O Brasil é um país neutro quando se trata dos conflitos atuais. É conhecido pelo futebol e, a partir daí, se pode começar uma conversa amistosa com fontes envolvidas no conflito. O mesmo talvez não acontecesse se eu fosse repórter de um país envolvido em um dos lados da guerra".

No fim da coletiva, as jornalistas entregaram os Certificados de conclusão do curso aos estudantes, acompanhadas pela assessora do representante da Delegação do CICV no Brasil, Silvia Backes.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.