23/03/2000

Anunciados os vencedores do GP Ayrton Senna de Jornalismo

Foi realizada no último dia 23, na Via Funchal, em São Paulo, a solenidade de entrega da quarta edição do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. O objetivo do prêmio é reconhecer e estimular a contribuição dos veículos de comunicação e dos jornalistas na investigação de ações que contribuam para a solução de problemas relacionados às crianças e adolescentes brasileiros. Foram 2.892 inscrições de jornalistas de diversos estados brasileiros.

Durante a solenidade de premiação dos vencedores, foi lançada a 10ª edição da pesquisa Infância na Mídia, realizada pela ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância e Instituto Ayrton Senna, com o apoio do Unicef e Fundescola - Fundo de Fortalecimento da Escola.

A pesquisa é uma radiografia da cobertura jornalística sobre questões da criança e do adolescente, com objetivo de ampliar as relações entre os profissionais da imprensa e os atores sociais.

A edição mostra ainda a consolidação do tema Educação na pauta nacional e o crescimento da quantidade de matérias sobre Violência (foram mais 121,65% de matérias em relação a 1999). Foram analisadas 100% das matérias (64.396 inserções) sobre crianças e adolescentes publicadas, em 2000, pelos veículos pesquisados, num total de 17.303 edições.

Os vencedores

Jornal: Jaeci Cavalcanti de Carvalho - Estado de Minas
Revista: Daniela Chriaretti e Heloísa Helvécia - Marie Claire
Rádio: Filomena Salemme - Rádio Eldorado
Televisão: Sérgio Gabriel Lopes - TV Bandeirantes
Fotografia: Gleice Lisboa - Tribuna de Minas
Estudantes de Comunicação: Universidade Federal do Paraná (professor Jorge Gregory e equipe de alunos - Jornal laboratório Comunicação)

Destaque Educação
Mídia Impressa: Eugênio Parcelle - Diário de Natal
Mídia Eletrônica: Walace Lara - TV Globo
Destaque Ayrton Senna de Comunicação Social
Jornal Folha de S. Paulo

Destaques Especiais
Editor: Gilberto Nascimento - Revista Istoé
Jornalismo Político: Revista Exame - Guia de Cidadania Empresarial
Jornalismo Econômico: Jornal Valor Econômico

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.