20/04/2001

Brasil Rural é tema de debates na USP

Pesquisadores e jornalistas especializados em questões rurais estiveram reunidos na Faculdade de Economia e Administração da USP, em São Paulo, nos dias 18 e 19 de abril, no evento “Brasil Rural na Virada do Milênio”. Participaram do encontro, promovido pela Universidade de São Paulo em parceria com o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, cerca de 250 pessoas, entre jornalistas, estudantes, professores e pesquisadores de diversas partes do país.

No primeiro dia, os trabalhos foram divididos em duas fases. A primeira, realizada pela manhã, teve a coordenação do professor José Eli da Veiga e a participação dos sociólogos Ricardo Abramovay e Zander Navarro, do antropólogo Alfredo Wagner e do economista José Francisco Graziano da Silva. O Brasil Rural foi discutido sob o ponto de vista dos pesquisadores acadêmicos, que pensam e traduzem a realidade do campo a partir de estatísticas e pesquisas, investigando os fatores que causam mudanças e movimentos sociais e econômicos no campo.

A segunda etapa, realizada à tarde, reuniu os jornalistas especializados na cobertura dos assuntos rurais. Com a coordenação de Jair Borin, da Universidade de São Paulo, os jornalistas Rogério Furtado (Associação Brasileira de Agribusiness), Cláudio Cerri (Revista Globo Rural), Ulisses Capozoli (Associação Brasileira de Jornalismo Científico) e Humberto Pereira (Globo Rural – TV Globo), falaram sobre como a chamada “grande imprensa” vê e retrata o Brasil Rural.

No segundo dia foram confrontadas as conclusões de cada grupo sobre temas como Reforma Agrária, Agricultura Familiar, Êxodo Rural e alternativas econômicas para as atividades rurais, demonstrando que ainda existe um grande distanciamento entre as visões dos pesquisadores e jornalistas.

O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann, e o Reitor da Universidade de São Paulo, Jacques Marcovitch, fizeram os discursos de encerramento do encontro.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.