07/01/2003

Centro Cultural 25 de Abril promove primeiro sarau do ano

Culturas dos Povos de Língua Portuguesa se encontram no Centro Cultural 25 de Abril

O "Enlace/Sarau dos Músicos dos Povos de Língua Portuguesa" do Centro Cultural 25 de Abril ( CC25A ), promovidos sempre na primeira segunda-feira do mês, das 19 às 24 hs, começou 2003 em grande estilo. Idealizados para promover o intercâmbio e a divulgação das manifestações culturais dos povos de língua portuguesa, o encontro desta segunda, 6, reuniu na sede do CC25A ( Rua Rego Freitas, 454 – 11º andar ), o Coral Luther King, o contador de histórias angolano Abdul Ferraz, o grupo paulistano Luzia e o mestre violeiro Ivan Vilela, acompanhado pelo Trio Carapiá.

Cerca de 70 pessoas participaram do encontro, entre elas, o jornalista Mauro Dias ( O Estado de S. Paulo) e os maestros Marcus Vinícius de Andrade, diretor artístico do selo independente CPC/UMES e Martinho Lutero, regente do Coral Canto Suspezo, um dos mais respeitados da Europa, coordenador do Fórum Coral Mundial deste ano e responsável pela abertura Fórum Pan Amazônico, que acontecerá em Belém, no Pará, entre os dias 16 e 19 de janeiro. Também marcaram presença, Carlos Carmelo Kopcak, Secretário de Cultura da cidade de Diadema e José Luiz Del Roio, membro do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial.

O Coral Luther King, mais antigo grupo coral livre em atividade de São Paulo, com 33 anos de existência, apresentou duas músicas tradicionais africanas ( N’kosi Sikelele África e Siyahamba ) e a brasileira Cajuína, de Caetano Veloso. O grupo se apresentará na solenidade de abertura do Fórum Social Mundial, no próximo dia 23, em Porto Alegre.

Abdul Ferraz encantou a platéia, contando e cantando histórias tradicionais africanas. Através da arte, Abdul faz a sua parte na luta para manter viva a cultura do povo angolano. Formado por três jovens músicos (Marco André, Pedro e Mauro) o grupo paulistano Luzia foi outra atração da noite, apresentando composições próprias e músicas tradicionais da cultura brasileira.

Considerado um dos maiores intérpretes da viola brasileira, Ivan Vilela foi outra presença marcante no sarau. Autor do recém-lançado cd "Quatro Estórias", feito em parceria com o escritor Rubem Alves, o músico foi acompanhado pelo Trio Carapiá, dos violeiros João Paulo, Rodrigo e Elias, que também apresentaram músicas de seu repertório.

O sarau reservou ainda como surpresa final, uma "canja" do violeiro Fernando Deghi, considerado por Ivan Vilela como o maior concertista de viola do Brasil na atualidade. O próximo encontro, que tem a coordenação de Naiman, diretor do CC25A e membro da equipe da OBORÉ , está marcado para o dia 3 de fevereiro com portas abertas para os que apreciam a boa música e a cultura dos povos de língua portuguesa.

Para aqueles que desejam entender melhor as relações de poder e pressão internacional, que determinam os fatos que interferem direta ou indiretamente na governabilidade de países de todo o mundo, devem reservar espaço em suas agendas para o dia 15 de janeiro, a partir das 20 hs. Nesse dia, o CC25A recebe o jornalista e escritor português Miguel Urbano Rodrigues, que fará palestra sobre "Situação Política Internacional", uma oportunidade que não deve ser perdida.

Mais informações, pelo telefone 3256-7870.

Ouça aqui trechos das apresentações deste "Enlace/Sarau"

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.