07/08/2001

“Cirurgia em Campo Aberto” fala de saúde e cidadania

O jornalista Aureliano Biancarelli lança amanhã “Cirurgia em Campo Aberto”, o segundo livro da coleção “São Paulo Século 21” da Editora Brasiliense. Repórter da Folha de S. Paulo especializado na área de saúde, Biancarelli abriu espaços no jornal para temas como a Aids, o direito dos deficientes físicos e mentais, o feminismo, a diversidade sexual, entre outros. Para escrever “Cirurgia em Campo Aberto”, ele buscou e encontrou na periferia da cidade personagens e cenários que revelam as entranhas da grande cidade. Mães de santo em suas sessões de cura e benzedeiras se confundem com médicos e bombeiros dos resgates da noite.

Uma exposição de onze repórteres fotográficos retratando personagens e cenários de cada capítulo acompanha o lançamento do livro. A partir do texto, os fotógrafos foram a campo em busca dos personagens. Textos e imagens formam um painel da cidade grande e de seus habitantes envolvidos na trama da saúde e da doença. Participam do projeto os fotógrafos: Adriana Zehbrauskas, Cléo Velleda, Eduardo Knapp, Evelson de Freitas, João Bittar, João Wainer, Juca Varella,, Lalo de Almeida, Luiz Carlos Murauskas, Marlene Bergamo, Eder Chiodetto (curador), e Renata Buono (criação).

O livro “Cirurgia em Campo Aberto” está à venda nas principais livrarias, tem 180 páginas, formato de bolso e custa RS 23,40. Por tratar de temas do cotidiano das metrópoles, o livro e a exposição pretendem estar presentes nos espaços públicos onde a questão da cidade, da saúde e da cidadania estejam em discussão, praças, shoppings, escolas, salões comunitários, igrejas, prefeituras.

A noite de autógrafos e a abertura da exposição acontecem no dia 8 de agosto, entre 18h30 e 21h00, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2073. A exposição permanecerá aberta na galeria do Conjunto Nacional até o dia 2 de setembro.

Maiores informações: Aureliano Biancarelli, tel: 3086.3875; 3224.3203; 3224.3207; 9644.9344 - e.mail: biancare@uol.com.br ; aurelian@folhasp.com.br
Editora Brasiliense: tel: 218.1488 - e.mail: brasilienseedit@uol.com.br

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.