04/12/2002

Começam as comemorações dos 25 anos da OBORÉ

A OBORÉ comemora bodas de prata em março de 2003, mas as comemorações começam já no próximo dia 7 de dezembro, sábado, quando uma série de atividades reunirão os amigos e parceiros da Casa. Os festejos também se dão por conta da premiação com o Certificado e Medalha “Destaques da Saúde”, concedidos pelo Conselho do Centenário da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).

Os diretores da OBORÉ, Ana Luisa Zaniboni e Sergio Gomes, receberão os prêmios em Brasília, no dia 11 de dezembro, ao lado de nove instituições / personalidades que contribuíram para a promoção da saúde no Brasil: Fundação Gol de Letra, Fundação Viva Cazuza, Divisão de Projetos Sociais da Rede Globo, o escultor/pintor Siron Franco, a atriz Cássia Kiss, o cantor Ney Matogrosso, a apresentadora Xuxa Meneghel, e o desenhista Mauricio de Souza. O evento encerra, no Brasil, as atividades do Centenário da Organização, um dos organismos internacionais de saúde pública mais antigos do mundo.

Também estarão presentes, numa reunião preparatória para o III Fórum Social Mundial, que acontece em janeiro, em Porto Alegre, representantes de três das mais expressivas rádios comunitárias do mundo. Marcelo Lorrai, da Radio Popolare de Milano, Itália, Sheikh Seck, da Radio Oxy-Jeunne, de Dakar, Senegal e Maria Pia Matta, da Radio Tierra, de Santiago do Chile, se reúnem com a OBORÉ para apresentar um documento sobre democracia na comunicação durante o Fórum.

Eles concedem entrevista coletiva, por volta das 11 horas, para o grupo de jovens do projeto “Cala-Boca Já Morreu” que produz e leva ao ar programas de rádio voltados para o público jovem. Às 15 horas, nova entrevista, para jornalistas convidados, coordenada pelo diretor da OBORÉ, Sergio Gomes.

Nesse dia, também estará se encerrando, no Espaço Aloysio Biondi, o segundo módulo do Curso de Informação Sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado, promovido pela OBORÉ e CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha). O curso, que faz parte do projeto Repórter do Futuro, é coordenado pelo jornalista Sergio Buarque de Gusmão, diretor do Instituto Gutenberg – Centro de Estudos da Imprensa. A jornalistas Ana Paula Padrão e a produtora do Jornal da Globo, Guta Nascimento, farão as palestras do dia. Os estudantes que participaram e cumpriram as exigências pedagógicas, recebem seus certificados de conclusão e as “reembolsas”, restituição integral do valor investido no curso.

Lançamentos - A partir das 12h30, haverá um verdadeiro festival de lançamentos. O cartunista Laerte lança os dois livros “Classificados” e “Histórias Repentinas”, o delegado Armando Coelho Neto lança “Rádio comunitária não é crime”, e o grupo de violeiros Fulanos de Tal lançam o mais novo cd “Contém música do interior paulista”. E haverá ainda a exibição do vídeo Rádio Muda, além da apresentação do novo site www.obore.com e lançamento do folder comemorativo dos 25 anos da OBORÉ.

Também está previsto o lançamento paulista da campanha “Soltem nossos presos”, aprovada pelo plenário do Seminário Nacional de Legislação e Direito à Comunicação da AMARC (Associação Mundial das Rádios Comunitárias) realizado em 17 de novembro último, em Brasília. Com a participação de cerca de 120 pessoas de seis Estados, foi aprovada a campanha para que o Ministério das Comunicações libere as mais de 9.500 emissoras que aguardam autorização para funcionar, além de todos os microfones, cds, e demais equipamentos apreendidos a mando da Anatel.

Está programada ainda, no Teatro N.ex.T., local onde acontecem os lançamentos, homenagem à OPAS pelo seu centenário. O assessor de imprensa da Organização, Carlos Henrique, é um dos convidados da festa. Todo o evento será registrado pela equipe da Colibri JB & Associados para inaugurar o canal OBORÉ. O apoio técnico estará a cargo da RTI – Rádio, Televisão Internet e K
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.