30/09/2003

Cultura caipira é tema de seminário

O Núcleo de Cultura Caipira do Instituto de Artes da Unicamp promove o seminário "Caipira: cultura, identidade e mercado" nos dias 6, 7 e 8 de outubro. Historicamente pesquisada no Brasil por Mário de Andrade, Antonio Candido, Oneida Alvarenga e tantos outros, a dimensão cultural do caipira será analisada através da música e do cinema. Destaque para a participação dos músicos Ivan Vilela e Inezita Barroso, além dos pesquisadores Romildo Sant´Anna, Reinaldo Volpato e Célia Tolentino. A Oboré também participará na mesa sobre "música caipira e mercado".

CAIPIRA: CULTURA, IDENTIDADE E MERCADO
 
A cultura caipira está associada ao modo de vida de pequenos sitiantes, parceiros e agregados que ocuparam durante muito tempo as regiões de população rarefeita do centro-sul do Brasil, principalmente a área correspondente atualmente ao estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, sul de Goiás e sudeste do Mato Grosso do Sul. Voltado para uma produção de subsistência e, eventualmente, comercializando um pequeno excedente no mercado mais próximo, o caipira criou um tipo de organização social baseado, segundo Antonio Candido, na produção de "mínimos vitais".
 
A distribuição espacial dos sítios formava os bairros rurais, um tipo de habitat disperso marcado por relações de parentesco e de solidariedade vicinal. Uma complexa ritualística associada a práticas festivas e religiosas, em geral vinculadas ao universo do chamado "catolicismo rústico", garantia a reprodução da sociabilidade dos bairros. E a música era um dos elementos fundamentais desse universo.
 
Com este seminário, pretende-se aprofundar a reflexão sobre a cultura caipira, de um modo geral, e a compreensão dos múltiplos sentidos que adquirem determinadas práticas culturais originárias desse universo ao serem apropriadas por agentes ligados ao mercado de bens simbólicos. Foram convidados pesquisadores acadêmicos, artistas, críticos e profissionais que atuam nos meios de comunicação de massa, todos ligados de alguma maneira à temática da cultura caipira. Pretende-se dar ênfase a dois aspectos: a trajetória da música caipira ou sertaneja, a partir da sua apropriação pela indústria fonográfica, e as diversas faces do caipira veiculadas pelo cinema.

Programação
 
Dia 06
· CONFERÊNCIA DE ABERTURA - 9hs
Prof. Dr. José de Souza Martins (FFLCH-UNICAMP)
 
MESA 1. Cultura caipira - 14hs
Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão (IFCH-UNICAMP)
Prof. Marcelo Manzatti (historiador, cientista social e prof. do ISEVEC)
Prof. Dr. Antonio Augusto Arantes (IFCH-UNICAMP)
Coordenador: Ivan Vilela
 
· EVENTO MUSICAL - 17hs
Apresentação da Orquestra Filarmônica de Violas
 
 
dia 07
· MESA 2. Sons e Versos - 9hs
Prof. Dr. Romildo Sant´Anna (UNIMAR- Universidade de Marília, autor de A moda é viola: ensaio do cantar caipira. SP, Arte & Ciência, Editora Unimar, 2000)
Inezita Barroso (compositora, cantora, apresentadora de TV e pesquisadora
de cultura popular)
Reinaldo José Volpato (c
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.