19/06/2001

Descoberto no Sul do Pará novo caso de trabalho escravo

O Grupo Móvel do Ministério do Trabalho libertou 97 trabalhadores que se encontravam em situação de escravidão em duas fazendas no município de Bannach, no sul do Pará.
Foi constado pela fiscalização as péssimas condições de alojamento, alimentação e saúde. Vários trabalhadores que estavam com malária não recebiam tratamento.

Segundo a Comissão Pastoral da Terra, a maioria deles estava trabalhando desde abril sem receber pagamento, presos ao sistema de endividamento que caracteriza o trabalho escravo.

Esses trabalhadores ficam endividados a partir de despesas de viagem e compra de alimentos na cantina das fazendas, onde os produtos são vendidos por preços até três vezes mais caros do que na cidade, onde, normalmente, não podem ir.

Essas fazendas foram declaradas recentemente pelo Incra como improdutivas e passíveis de desapropriação para Reforma Agrária, o que levou, segundo os proprietários, a colocar esses trabalhadores no serviço de desmatamento, na tentativa de reverter o laudo de vistoria do Incra que inviabilizaria a desapropriação.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.