05/06/2001

Dia de protestos em Brasília com o Grito da Terra Brasil

Cinco mil trabalhadores rurais reunidos em Brasília, passaram o dia em manifestações e atos públicos, no primeiro dia do Grito da Terra Brasil 2001, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG - e pelas Federações e Sindicatos filiados. Em todo o Brasil, 50 mil trabalhadores rurais devem realizar manifestações até o próximo dia 7.

A movimentação em Brasília começou cedo, com uma passeata em direção ao Palácio do Planalto, conduzida por três carros de boi até a Praça dos Três Poderes, onde os manifestantes leram uma carta ao presidente Fernando Henrique, exigindo que ele ouvisse os trabalhadores rurais. Após o ato, foi fixada às grades em frente ao Palácio, uma faixa com os dizeres: "Presidente, respeite o grito da gente"

Ainda durante a manhã, teve início uma rodada de negociações com o Ministério da Previdência e Assistência Social, que seguiu até o final da tarde. Entre outras reivindicações, os trabalhadores rurais exigem mudanças na lei da Previdência Social para que possam contribuir com a Previdência e usufruir do seu atendimento.

Ao final da tarde, uma outra reunião teve início, desta vez, no Ministério da Integração Nacional. Em pauta, a participação dos Fundos Constitucionais no financiamento da agricultura familiar.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.