08/08/2001

Doença de Alzheimer é tema do Plantão Saúde

O programa Plantão Saúde, que chega esta semana a 537 emissoras de rádio espalhadas pelo Brasil, formando a Rede de Comunicadores pela Saúde, fala sobre a Doença de Alzheimer.

Para falar sobre o tema foi convidada Vera Caovilla, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, uma entidade que tem o objetivo de orientar e dar apoio aos familiares de pessoas que desenvolvem a doença. Estima-se que existam hoje no Brasil, cerca de 1 milhão e 200 mil pessoas com esse problema.

A Doença de Alzheimer é uma das moléstias classificadas pelos médicos como neuro-degenerativas, o que quer dizer que, pouco a pouco, as células nervosas vão morrendo, causando a demência. É uma doença progressiva e sem cura.

O primeiro sinal que indica o desenvolvimento da doença é a perda da memória. Os esquecimentos vão ficando mais freqüentes e com uma característica especial: a pessoa começa a esquecer o nome das coisas e para o que elas servem. Com o passar do tempo, essa degeneração começa a atingir a coordenação motora, levando a pessoa, nas fases mais avançadas da doença, a ficar completamente dependente de terceiros para viver. Nesse estágio é comum que a pessoa esqueça até de coisas básicas como comer e beber.

Segundo Vera Caovilla, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, essa é uma doença "extremamente democrática no seu aparecimento", pois pode atingir qualquer pessoa, independente de raça ou condição social, mas é elitista no tratamento, uma vez que os custos com remédios são altos.

Infelizmente, os serviços públicos de saúde, na sua grande maioria, ainda não estão capacitados para reconhecer e estabelecer rapidamente um tratamento de apoio a esses pacientes. Em todo o País, apenas o Rio Grande do Sul oferece os medicamentos gratuitamente aos portadores da Doença de Alzheimer.

Para ocupar essa lacuna deixada pelo Estado é que existe a Associação, ela oferece informações sobre a doença e orienta os familiares sobre a melhor forma de conviver com uma pessoa que desenvolve a enfermidade, através de boletins, publicações e encontros onde se discutem o assunto. Para entrar em contato com a Associação, ligue 0800 55 1906.

O Plantão Saúde pode ser ouvido no endereço www.obore.com/plantaosaúde/

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.