12/05/2022

Encontrão online reunirá candidatos ao 15º Descobrir São Paulo neste sábado, 14 de maio.

Sábado, dia 14 de maio, das 9h às 11h, haverá um Encontrão com todos os estudantes e recém formados inscritos para esta edição do “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”, A atividade será online e tem como objetivo apresentar o programa do curso e conhecer os interessados no módulo do Projeto Repórter do Futuro dedicado à cobertura da cidade.

Além das já tradicionais palestras e coletivas de imprensa com gestores, legisladores e especialistas em assuntos ligados à metrópole, esta 15ª edição acontecerá aos sábados pela manhã, entre os dias 21 de maio e 23 de julho, e contará com reuniões presenciais e passeios guiados por diferentes espaços da cidade. Estamos cansados das telas e entendemos que, com controle e precauções de praxe, já podemos 'sujar os sapatos' e sair pela cidade...

O processo seletivo será feito mediante análise das informações mencionadas no formulário de inscrição. A lista de selecionados será divulgada em 16 de maio, no site da OBORÉ. A mediação dos encontros será do jornalista Ronald Sclavi e também do Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e idealizador do Projeto.

Não conhece o curso? Saiba mais aqui

Registrar e traduzir a diversidade e complexidade da nossa cidade não é tarefa fácil. Por isso, neste curso, vamos ajudar você a exercitar o olhar, a desenvolver técnicas de reportagem e produção de textos e, ainda, a descobrir lugares e histórias desta grande metrópole.

Teremos encontros semanais aos sábados pela manhã (9h às 12h), em diferentes pontos da cidade.

Haverá atendimento individual com hora marcada para análise dos textos produzidos pelos participantes a cada encontro.

Formaremos grupos para organizar a produção das reportagens sobre temas e locais de interesse das equipes ( a chamada 'Operação Ponto Final')

Assista às coletivas de imprensa da edição anterior

Confira o calendário

Inscrições: de 19 de abril a 10 de maio de 2022

Encontrão remoto com todos os inscritos para apresentação do módulo: 14 de maio, sábado, das 9h às 11h. Enviaremos o link do Zoom a cada inscrito com 24 hs de antecedência.

Divulgação dos selecionados: 16 de maio, mediante correspondência eletrônica individual

Matrículas: de 16 a 18 de maio

Investimento: R$ 500,00 (via PagSeguro, em duas parcelas, sem juros. Pode também ser dividido em até 10 parcelas, de acordo com tabela estabelecida pela operadora)

Encontros presenciais: de 21 de maio a 23 de julho, sábados, das 9h às 12h.

Local: Câmara Municipal, Praça Memorial Vladimir Herzog e OBORÉ

Programação

21 de maio: Passeio modernista [ caminhada guiada pelo centro da cidade ] com Marcelo Rainho, jornalista, designer e pesquisador de urbanismo e arquitetura. Coordenou o espaço de cursos e palestras da revista seLecT entre 2016 e 2018. Em 2016, criou o roteiro de cultura e artes visuais @arteculturasp, no qual estão as caminhadas culturais, uma atividade de arte-educação com o propósito de estimular a reflexão sobre a nossa relação com a cidade.

28 de maio: Discutindo boas pautas: resíduos sólidos e o caminho do lixo, com Sergio Pinto de Almeida, jornalista, professor e publisher da editora Papagaio.

4 de junho: Discutindo boas pautas: florestas urbanas ( em definição)

11 de junho: Discutindo boas pautas: de onde vem a água e para onde vai o esgoto, com Fernando Gomes da Silva, engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da USP, é diretor da Aquapolo Ambiental. Ao longo de 30 anos exerceu vários cargos e funções na Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Foi Secretário Adjunto da Habitação do Estado de São Paulo, Diretor de Gestão da SPtrans e integrou os quadros de empresas como Rhodia Indústrias Químicas e Têxteis e Promon Engenharia S.A.

25 de junho: Discutindo boas pautas: reflexões sobre a cidade que queremos, com Ciro Pirondi, arquiteto e urbanista, é um dos fundadores da Escola da Cidade e diretor da Fábrica-Escola de Humanidades João Filgueiras Lima – escola de Ensino Médio Técnico Integrado mantido pela Escola da Cidade. Foi responsável pela obra de revitalização do Copan, prédio desenhado por Oscar Niemeyer e um dos símbolos de São Paulo, e esteve à frente da restauração do acervo do arquiteto e urbanista Lucio Costa, parceiro de Niemeyer no projeto de construção de Brasília. Atualmente, integra a direção executiva da Fundação Oscar Niemeyer.

26 de junho a 20 de julho: produção de reportagens em grupos / Operação Ponto Final

23 de julho: Feira de Amostras + Avaliação, Diplomação e Encerramento

Para mais informações:

reporterdofuturo@obore.com

(11) 9 9320.0068

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.