15/04/2024

Encontro de Confraternização e Seleção reúne 90 estudantes no Sindicato dos Jornalistas

A atividade aconteceu neste sábado, 6 de abril, entre 10h e 13h, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, e reuniu 90 estudantes de diferentes universidades públicas e privadas. A atividade foi a etapa final do processo seletivo para o 16º módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter realizado em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

***

O encontro foi dividido em três partes: recepção e bate papo com a coordenadora da OBORÉ, Ana Luisa Gomes, e com a representante do Sindicato, Cristina Charão; Aula Magna e entrevista coletiva sobre o Antropoceno, com o jornalista André Deak e com Ana Luisa Gomes. O documentário “Fragmentos do Antropoceno”, de autoria do jornalista, foi objeto de discussão; a última etapa foi coordenada pelo diretor da OBORÉ, Sergio Gomes, e pelo professor e jornalista Ronald Sclavi, integrantes da coordenação pedagógica do módulo. Nesta etapa houve a apresentação do cronograma da 16ª edição, a dinâmica de integração entre os estudantes e aplicação da atividade de seleção.

Estudantes durante Encontro de Confraternização e Seleção no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. Foto: Luana Copini.

Nesta segunda e última fase eliminatória, os estudantes presentes tiveram duas tarefas. Escrever sobre o seu novo amigo foi a dinâmica de integração proposta pela equipe pedagógica. Neste momento, os estudantes se organizaram em roda e tiveram 10 minutos para conhecer o colega ao lado. Findo o tempo, os estudantes deveriam escrever um texto “meu novo amigo”, sem limite de caracteres, dando conta do que puderam conhecer do outro durante este tempo.

A outra tarefa era escrever um texto recortando uma das pautas suscitadas durante a Aula Magna com o jornalista André Deak, com um limite de 2.500 caracteres, até meia noite de domingo, 7 de abril, para o email da coordenação. Ambos os textos eram imprescindíveis para avaliação no processo seletivo. Foram 53 textos entregues.

Os selecionados serão divulgados em 16 de abril por meio de publicação no perfil da OBORÉ no Instagram (@_obore) e contato individual no email e/ou whatsapp indicado na ficha de inscrição. A lista definitiva de participantes estará disponível aqui no site em 18 de abril.

A 16ª edição do Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, acontece no ano em que o Projeto Repórter do Futuro completa 30 anos de história. Saiba mais sobre o projeto.

Programa Repórter do Futuro na Rede Câmara

O projeto conquistou em 2022 um horário na grade da Rede Câmara, emissora pública de São Paulo. Ao final dos módulos do Projeto Repórter do Futuro, os estudantes são convidados a produzir uma peça jornalística. Este momento é conhecido como “Operação Ponto Final”. O programa, homônimo do projeto, já em sua segunda temporada, e veicula as produções audiovisuais dos estudantes que participam dos módulos do Repórter do Futuro. Assista os episódios que já foram ao ar aqui.

O Programa Repórter do Futuro é transmitido toda segunda-feira às 16h30 no canal 8.3 da TV aberta digital ou no site da Rede Câmara.

Por Thaís Manhães.

SERVIÇO:

PROJETO REPÓRTER DO FUTURO 2024
16º módulo ‘Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter’

  • Datas: 6 de abril a 15 de junho, aos sábados, das 10h às 13h.

  • Modalidade: presencial.

  • Vagas: 20, das quais 5 reservadas a estagiários de comunicação de gabinetes e estruturas da CMSP e 2 reservadas à Abraji.

  • Carga horária: 84 horas, sendo 24h/aula de atividades presenciais + 12h de leituras + 48h de atividades práticas de produção de textos e de reportagens.

  • Critério de certificação: certificado concedido apenas aos que obtiverem presença em 100% dos encontros, entrega de 4 textos produzidos a partir das 4 palestras/entrevistas coletivas programadas e entrega da reportagem da Operação Ponto Final feita em dupla.

  • Divulgação dos selecionados: 16 de abril por meio de publicação no perfil da OBORÉ no Instagram (@_obore) e contato individual no email e/ou whatsapp indicado na ficha de inscrição. A lista definitiva de participantes estará disponível no site www.obore.com no dia 18 de abril.

Realização:
OBORÉ e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo

Apoio:

  • Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji

  • Escola da Cidade - EC

  • Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - IEA/USP

  • Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais – IPFD.

Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC – LabLivre / UFABC

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.