26/06/2001

FSP/USP desenvolve pesquisa sobre abuso sexual

O Centro de Saúde Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP está desenvolvendo uma pesquisa enfocando as dificuldades enfrentadas
pelos profissionais da saúde diante de situações de abuso sexual em sua prática cotidiana.

A pesquisa está sendo realizada através do Programa de Atenção a Vítimas de Abuso Sexual - PAVAS - com os alunos do Curso Multidisciplinar de Atualização no Atendimento em Situações de Abuso Sexual, atualmente em sua terceira edição. Criado em 1996, o (PAVAS) prestou atendimento até o momento, a 298 casos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes de todas as regiões da grande São Paulo, sendo que a maioria dos casos ocorreu dentro do ambiente familiar.

As principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde são a falta de embasamento teórico acerca do assunto, a resistência dos pacientes a intervenções que possam alterar a dinâmica familiar, a carência de comunicação entre as demandas das diversas especialidades ou áreas de conhecimento envolvidas, a precariedade da integração das equipes profissionais e a falta de apoio institucional. Estes e outros temas serão abordados e aprofundados durante o III Curso.

As inscrições para o III Curso Multidisciplinar de Atualização no Atendimento em situações de Abuso Sexual podem ser realizadas até o próximo dia 5 de julho, de segunda a sexta-feira, na Seção de Alunos da Faculdade de Saúde Pública, tel (11) 3066 7787, com Priscila. Contatos para entrevista com o Dr. Théo Lerner , tel (11) 98576650.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.