01/10/2003

Guia Brasileiro De Produção Cultural 2004 será lançado hoje no Sesc Pompéia

O Guia Brasileiro de Produção Cultural 2004, do músico e produtor cultural Edson Natale e da advogada Cristiane Olivieri será lançado hoje em noite de autógrafos na Choperia do Sesc Pompéia, às 20h30. Resultado de um projeto idealizado há dez anos por Natale, esta é a quarta edição do Guia, que tem demonstrado ser uma importante ferramenta para artistas e produtores culturais na realização e no desenvolvimento de projetos.
A novidade nesta publicação é um capítulo dedicado exclusivamente ao Terceiro Setor. Além disso, há um catálogo de cerca de 2 mil endereços úteis para a troca e o intercâmbio de projetos e produtos culturais e entrevistas com especialistas, permitindo uma visão crítica da atual produção cultural brasileira.
O capítulo Terceiro Setor surgiu da percepção dos autores sobre o crescimento do número de organizações sem fins lucrativos cuja atuação se dá unicamente por meio da atividade cultural. Também existem instituições que atuam em outras áreas, como saúde e inclusão social, que utilizam atividades culturais para captação de recursos para realização de suas atividades.
Com 312 páginas, o Guia Brasileiro de Produção Cultural 2004, foi confeccionado com a consultoria de pessoas como André Midani, Anna Penido, Cristiane Olivieri, Edson Natale, Eliana Signorelli, Fernanda Signorini, Magda Pucci, Martha Macruz de Sá, Maurício Magalhães, Oboré, Roberto Trajan, Sonia Kavantan e Yacoff Sarkovas e apresenta entrevistas exclusivas com Frei Beto, Helena Katz, Luis Nassif, Jorge Werthein, Neylar Lins, André Midani, OBORÉ, Teca Alencar de Brito, Washington Olivetto, Célia Cruz, Ruy Cezar, Rubens Matuck, entre outros.
Os capítulos que tratam dos temas planejamento, direitos do autor, projetos e incentivos fiscais, comunicação, produção gráfica, questões jurídicas, financeiras e internacionais tiveram o conteúdo revisto e aprofundado. Segundo os autores, existe a necessidade de atualização do Guia a cada dois anos porque as mudanças no cenário de produção cultural brasileira são constantes. “Para se ter uma idéia, da última edição do Guia em 2001, apenas cerca de 30% do conteúdo foi reaproveitado. O restante é totalmente novo”.
O capítulo "Questões Internacionais" é um exemplo: nesta edição houve a necessidade de abordar temas como contratação de estrangeiros e obtenção de vistos, que não haviam sido tratados em edições anteriores. O capítulo "Planejamento" teve todo o conteúdo reformulado e contou com a consultoria do economista Roberto Tranjan.
“As Questões Jurídicas não poderiam estar mais completas e melhor embasadas, já que, a partir desta edição, o Guia é feito em parceria com Cristiane Olivieri, especialista na consultoria jurídica para área de cultura e entretenimento”, acrescenta Natale.
No início do projeto, Edson Natale planejou o lançamento de uma nova edição a cada dois anos. Dessa forma, foram publicadas edições em 1994, 1999, 2001. Em 1996, o autor optou pela experiência da publicação do Anuário Brasileiro dos Músicos, Produtores e Estúdios.
A publicação, lançada pela editora Zé do Livro, conta com os apoios de: UNESCO, SESC São Paulo, Sebrae, Instituto Takano e Fundação Joaquim Nabuco.
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.