Instituto Vladimir Herzog divulga pautas vencedoras do 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão
Iniciativa estimula a apresentação de pautas e o exercício da reportagem entre estudantes de jornalismo de todo o país. Autores das melhores pautas têm a oportunidade de contar com microbolsas e o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias.
A divulgação das pautas vencedoras do 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão (PJJ) foi feita no último dia 24 de julho, após a Aula Magna proferida pela jornalista Cecília Olliveira, diretora da Abraji e da equipe do Fogo Cruzado - instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada no Rio de Janeiro.
Foto: Troféu Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão / Alice Vergueiro - IVH.
Neste ano o concurso recebeu 65 pautas de 114 estudantes e 52 professores de 40 instituições de ensino superior públicas e privadas de todas as regiões do país. As propostas tiveram como tema central “Novas e Velhas Lutas” e propõe reflexão sobre o papel do jornalismo na reconstrução do Brasil.
De acordo com o edital, foram selecionadas três propostas de pauta, cujos autores receberão microbolsas no valor de três mil reais para desenvolverem suas reportagens e acompanhamento de mentores especialmente convidados pelo Instituto Vladimir Herzog.
Conheça as equipes vencedoras e as pautas selecionadas:
A banalização do nazismo em cidades do interior de Santa Catarina e os desafios enfrentados na cobertura jornalística destes casos
Estudantes: Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos
Professora orientadora: Stefanie Carlan da Silveira
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Mentora convidada: Bianca Vasconcellos
Embaixo do quepe e acima da farda: os efeitos dos discursos de ódio na saúde mental dos PMs da Baixada Fluminense
Estudantes: João Marcelo Silva de Souza Almeida, Hugo Henrique de Jesus e
Yago José Godoy de Andrade
Professora orientadora: Flora Côrtes Daemon de Souza Pinto
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
Mentora convidada: Angelina Nunes
Órfãos do mangue: o projeto de destruição ambiental e os impactos nas comunidades pesqueiras
Laysa Vitória Alves de Andrade, Letícia Maria Barbosa e Guilherme Silva dos Santos
Professora orientadora: Adriana Maria Andrade de Santana
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Mentor convidado: Paulo Oliveira
O Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é uma realização do Instituto Vladimir Herzog, desenvolvida em parceria com OBORÉ, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Periferia em Movimento.
A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa. Falecido em 2017, Pacheco Jordão atuou na redação de importantes meios da imprensa nacional, incluindo emissoras de rádio, de televisão e jornais de circulação nacional.
Em reconhecimento aos 15 anos do Prêmio, a Fundação Padre Anchieta / TV Cultura de São Paulo – onde Vlado e Pacheco Jordão trabalharam - firmou compromisso com o IVH de veicular as produções dos estudantes em sua grade de programação. Evento de premiação e diplomação será em outubro, em São Paulo.
Conheça as pautas e produções premiadas em todas as edições aqui