10/10/2001

Intercâmbio pela paz une estudantes de Brasil e Portugal

Uma das maneiras mais eficientes de perder o preconceito, o ódio e o medo de outras culturas é viajar. Se o presidente americano George W. Bush tivesse conhecido o Afeganistão, o Iraque ou qualquer outro país do Oriente Médio, com 12 ou 15 anos de idade, dificilmente teria o desejo de vingança demonstrado nos bombardeios dessa semana.

Quanto mais viagens, mais imagens, mais imaginação, mais afeição pela cultura estranha e mais tolerância. É essa a idéia que rege o programa de intercâmbio entre a cidade portuguesa de Palmela e a capital paulistana, aqui no Brasil.

Em abril deste ano, um grupo de estudantes do Colégio Nossa Senhora das Graças esteve em Palmela, à convite da Câmara local. Agora, 17 estudantes das escolas de Palmela e Pinhal Novo estão em São Paulo, participando de uma extensa programação, que inclui passeios pela capital e parte do litoral de São Paulo.

O intercâmbio é promovido pelo Centro Cultural 25 de Abril, com apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo e, em Portugal, pela Câmara de Palmela.

Além da visita dos estudantes, o movimento marca uma aproximação maior entre as duas cidades, com a participação da administração de Lisboa, na finalização do monumento em homenagem à Revolução dos Cravos, instalado em abril deste ano no Largo Mestre de Aviz, Zona Sul de São Paulo. Pelas intenções manifestas em ambos os lados, o monumento deve ganhar um piso em pedras portuguesas, que atravessaria por baixo o grande “A” da porta de Abril.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.