06/11/2002

Jornalismo e Conflito Armado: tema do novo curso

O CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) e a OBORÉ Projetos Especiais promovem a partir deste sábado, dia 09 de novembro, a segunda edição do Curso de Informação Sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado, como mais um módulo do Projeto Repórter do Futuro.

Entre os palestrantes/entrevistados deste módulo, estarão os jornalistas Ernesto Paglia (TV Globo) e Breno Altman (Revista Reportagem), além dos fotógrafos Vinícius Souza e Maria Eugênia Sá, que registraram a reconstrução de Angola, depois de mais de 20 anos de guerra civil. O representante do CICV no Brasil, Jean-François Olivier fará a abertura do curso, seguido pelo major Erich Meier, da Polícia Militar do Distrito Federal, que compôs as Forças de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas) na Bósnia e participa da capacitação das tropas brasilieras enviadas ao Timor Leste. Ana Paula Padrão e Guta Nascimento (TV Globo) estão realizando reportagem no Congo, Quênia e Sudão, com suporte do CICV local e podem estar presentes na data da entrega dos diplomas e reembolsas, 07 de dezembro.

Todas as palestras/entrevistas coletivas serão mediadas pelo jornalista Sérgio Buarque de Gusmão, do Instituto Gutenberg – Centro de Estudos da Imprensa, que realizará também as reuniões de pauta e encerramento com os participantes do curso.

O grupo de 15 estudantes que participará desta edição foi selecionado hoje, depois um primeiro encontro dos candidatos, no dia 09 de novembro, e de duas divulgações paralelas, feitas na USP (Universidade de São Paulo) e na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). Os candidatos preencheram um questionário com perguntas sobre conhecimentos gerais e redigiram um texto a partir de uma proposta aberta. Todos os selecionados já foram contactados pela organização do curso e comprovaram presença. Os nomes são:

Maria Carolina Nomura (FIAM)
Luciana de Souza Salgado (FIAM)
Andréia Couto (IMES)
Claudia Costa (USP)
Juliana Maciel Santos (USP)
Letícia Maria Vivan Cardoso (UniSanta)
Tatiane Matheus (UniSanta)
Anwar Assi (São Judas Tadeu)
Ligiane de Melo Ruiz (IMES)
Fábio Reis (UniNove)
Ana Verônica Okada (Cásper Líbero)
Elisa Alves Campos (USP)
Wellington Otto Bahnemann (PUC)
Renata Bessi (Cásper Líbero)
Camila Dezutti (UniBan)

Os cursos acontecem em dois sábados, dias 09 e 23 de novembro, com encerramento, entrega de diplomas e reembolsas no dia 07 de dezembro, conforme a seguinte programação:

Dia 09 de novembro, das 08h50 às 12h - "O CICV e o Direito Internacional Humanitário: o que é e como funciona a regra da guerra", com participação do chefe da Delegação do CICV no Brasil, Jean-François Olivier; e "O Trabalho do repórter de TV em situações de distúrbios internos e conflitos armados", com Ernesto Paglia, da TV Globo.

das 14h às 17h - "O Exército Brasileiro nas Forças de Paz da ONU", com o major da PM do DF, integrante das Forças de Paz da ONU na Bósnia, Erich Meier.

***

Dia 23 de novembro, das 9h às 12h - "Neutralidade, Imparcialidade ou Insensibilidade: quais os outros riscos da guerra?", com Breno Altman, da revista Reportagem.

das 14h às 17h - "O trabalho do fotógrafo em ambientes de pós-conflito: como acessar às fontes e ter acesso aos locais", com Vinícius Souza e Maria Eugênia Sá, fotógrafos recém chegados de Angola, onde desenvolveram reportagem fotográfica em cooperação com o CICV;

***

Dia 07 de dezembro, das 9h às 12h - Cerimônia de encerramento, com entrega de diplomas e reembolsas, com Ana Paula Padrão e Guta Nascimento, da TV Globo, que viajam este mês para Quênia, Congo e Sudão, em estreita cooperação com o CICV.

Para saber como foi a última edição do curso, visite a página: www.obore.com/conflito_armado.

Para saber mais sobre o Projeto Repórter do F
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.