06/09/2001

Leite materno é vacina contra a dengue

Crianças que mamam no peito da mãe ficam naturalmente protegidas contra a dengue. A afirmação é de João Aprígio Guerra de Almeida, coordenador nacional da Rede de Bancos de Leite Humano e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, entrevistado do Plantão Saúde, programa de rádio produzido pela OBORÉ e distribuído para mais de 530 emissoras espalhadas pelo país, que formam a Rede de Comunicadores pela Saúde. De acordo com o pesquisador, essa é apenas uma das muitas vantagens da amamentação, existem ainda as vantagens nutricionais e econômicas.

Estudos recentes demonstram que a criança alimentada com leite materno tem menos chances de vir a se tornar um adulto obeso. Ficou comprovado que existe uma relação direta entre a super alimentação na infância e a obesidade na vida adulta. Outro estudo, realizado na Inglaterra, acompanhou durante vinte anos dois grupos, um alimentado exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses e o outro com alimentação comum ( leite de vaca, mingau, papinha, etc.). A conclusão é que as crianças que mamaram no peito tinham um quociente de inteligência e um quociente emocional muito superior ao das crianças que não receberam leite materno, isto é, crianças que mamam no peito se desenvolvem mais e não ficam desnutridas ou super nutridas.

As vantagens da amamentação não ficam restritas só às crianças. Mulheres que amamentam por mais de três meses têm menos incidência de câncer uterino e câncer de mama, além do corpo voltar à forma mais rapidamente. Segundo João Aprígio, outra vantagem da amamentação reflete diretamente na economia familiar. Uma criança lactente que mama no peito da mãe em uma família composta pelo casal e um irmão, com renda familiar de até três salários mínimos, gasta 5% do orçamento mensal para sobrevivência. Se a criança for desmamada e passar a consumir o leite de vaca, o gasto mensal passa a ser de 47%, além do risco de se tornar desnutrida. A entrevista completa no programa Plantão Saúde também pode ser ouvida pela internet no endereço www.obore.com/plantaosaude.


Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.