14/03/2001

Líderes políticos nacionais prestigiam Congresso da Contag

As principais lideranças da esquerda brasileira marcaram presença na abertura do VIII Congresso da Contag, iniciado hoje, às 20 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Entre as personalidades presentes, estiveram o presidente de honra do PT (Partido dos Trabalhadores), Luis Inácio Lula da Silva, o deputado federal e presidente nacional do PT, José Dirceu, o também petista, senador Eduardo Suplicy, o presidente nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores), João Felício, o secretário de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, José Hermeto Hoffman, além da representante do PSB (Partido Socialista Brasileiro), Luiza Erundina e do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), Inácio Arruda.

No discurso de abertura, todos lembraram a importância histórica dos congressos da Contag e reafirmaram a o papel que a Confederação desempenha na esquerda brasileira, sobretudo, na definição das políticas nacionais para a área rural.

Lula foi saudado com um coro de duas mil vozes: “Brasil, urgente: Lula, presidente”. O discurso do líder petista chegou a emocionar muitos sindicalistas presentes, principalmente, quando lembrou “a condição de miséria a que está submetida grande parte de nossa população, onde tem gente com lombriga comendo lombriga, tamanho é o desespero e a fome no campo”. O presidente de honra do PT fez um apelo para que “a disputa pela presidência da Confederação não desvie a atenção das grandes questões nacionais”.

Além dele, também o presidente da CUT, João Felício falou aos participantes do Congresso. Ele provocou gritos de aprovação quando revelou que “a filiação da Contag à CUT foi um dos principais acontecimentos do século para a Central Única dos Trabalhadores”.

Luiza Erundina (PSB) elogiou o alto nível de organização, participação e consciência dos trabalhadores rurais envolvidos na luta do movimento sindical e Inácio Arruda (PCdoB) reafirmou que “este Congresso é fundamental para fazer frente à intenção manifesta do Governo de Fernando Henrique de exterminar, dividir e pulverizar o movimento sindical brasileiro”.

Na abertura do VIII Congresso, o presidente da Contag, Manoel dos Santos lembrou “os danos da política perversa implantada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, voltada para os grandes especuladores e capitalistas mundiais”. Santos falou também da importância de manifestações de massa, promovidas em nível nacional, como a Marcha das Margaridas, a Marcha Global Contra o Trabalho Infantil e a Marcha Mundial das Mulheres, mas lembrou que “os congressos da Contag são momentos tradicionalmente decisivos para a vida do Movimento Sindical e importantes para a política nacional”.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.