31/01/2003

Maestro do Fórum Coral Mundial dá coletiva na OBORÉ

O maestro do Fórum Coral Mundial, Martinho Lutero estará na OBORÉ nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro, concedendo entrevista coletiva para os jornalistas de O Pasquim 21 e da OBORÉ. O Fórum Coral reuniu 360 pessoas de diferentes países para cantar e discutir um outro mundo possível.
 
Fórum Coral Mundial
 
O Fórum Coral Mundial aconteceu entre os dias 23 e 28 de janeiro de 2003, em Porto Alegre, junto com o III Fórum Social Mundial. Não foi concebido como um evento para grandes solistas, cantores brilhantes, virtuoses ou fenômenos do canto mundial. Pelo contrário, ele reuniu pessoas comuns que cantam em coro.
O Fórum Coral reuniu 360 cantores de todas as partes do globo, em um único coro, regido pelo maestro ítalo-brasileiro, Martinho Lutero. Mais do que cantar, os participantes conheceram coralistas estrangeiros, aprenderam novas línguas, conheceram novas culturas, trocaram histórias, partituras, contatos, idéias e esperanças.
Foram seis dias de ensaios, encontros e apresentações. Da concepção deste Fórum até o dia 23 de janeiro, início do evento, os participantes receberam todo o repertório e as partituras que foram cantadas em Porto Alegre por email.
 
Arte engajada – Por muito tempo, a música coral esteve associada a uma atividade de pura técnica musical, um pseudo-puritanismo político e um distanciamento da realidade social. Na verdade, tudo isso é contra a alma da atividade coral, gregária por natureza. Por isso, o Fórum quis tornar a experiência comunitária do canto coral num espaço de conversa, troca de experiências, convívio e propostas concretas de um outro mundo. Independente da ligação estrutural dos participantes com igrejas, universidades, municípios ou qualquer outra estrutura a qual estivesse ligado seu coro, originalmente, todos foram convidados e participaram, conjugando as diferenças.
 
Quem é o maestro Martinho Lutero
Filho de uma índia pataxó com um imigrante judeu-eslavo, nascido em Alpercatas, no interior de Minas Gerais, declarado cidadão ilústre da cidade de Milão, na Itália, maestro na Europa, na África e na América, Martinho Lutero, maestro do coro, é o que poderíamos chamar de fonte ideal para esta entrevista.
Ainda com 15 anos, aqui no Brasil, foi diretor artístico dos musicais Hair e Jesus Christ Super Star. Martinho esgotou todas as possibilidades de formação acadêmica musical entre o Brasil e a Argentina, partindo em seguida para a Europa, onde estudou em universidades francesas e do leste europeu. Foi aluno de um dos mais importantes maestros da música mundial, o italiano Luigi Nono, responsável pela conceituação dos "cantos
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.