28/02/2023

Mais que folia, resistência

"Tenho andado neste bloco-passeata pra lembrar Lourenço Diaféria nesta praça, e o que me resta é um grito bem gritado, meio troncho de saudade é tudo que me resta. Me agride com pandeiro, me ataca com a cuica, a gente canta o sofrimento em verso e prosa: nóis sofre, mas nóis goza. Aí, que delícia!" Assim cantaram os presentes na folia-resistência nesta segunda-feira de Carnaval.

Enio Squeff, 80, olha para estandartes. Ao fundo escultura "Vlado Vitorioso" de Elifas Andreato, na Praça Memorial Vladimir Herzog, centro, São Paulo. Foto: Jorge Araújo.

Junto com os foliões, a Praça Memorial Vladimir Herzog, que abriga o Espaço Cultural a céu aberto Elifas Andreato, também recebeu a exposição de 20 estandartes alusivos à maior festa popular brasileira criados por Enio Squeff, jornalista e artista plástico.

Travestido de bloco, o “Nóis sofre mas nóis goza” foi criado em meados dos anos 70 para homenagear Lourenço Diaféria, colunista da Folha de S. Paulo preso pela ditadura militar após publicação da crônica “Herói. Morto. Nós.”

Veja como foi a folia na reportagem produzida por Camilo Mota e Larissa Lima para a Rádio Brasil Atual.

Veja também:

- Canal da Praça no Instagram
- “Carnaval de jornalistas lembra cronista preso pela ditadura”, reportagem de Naieff Haddad na Folha de S. Paulo.
- Blog da Shellah Avellar

Texto de Thaís M.Manhães.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.