16/07/2024

Maria Maeno e Carlos Clemente recebem troféu José Martinez no Dia da Luta Operária, em São Paulo

Depoimentos referentes aos 100 anos da revolta paulista de 1924 e aos 60 anos do golpe militar de 1964, com seus impactos político e econômico na classe trabalhadora do Brasil, marcaram a comemoração do DIA DA LUTA OPERÁRIA de 2024, em São Paulo.

O ato foi iniciativa do deputado Donato e promovido pelas Centrais Sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CTB, CSB, NCST, CSP-Conlutas, Pública Central do Servidor, Intersindical Central da Classe Trabalhadora, e Intersindical Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora. A OBORÉ também foi apoiadora oficial da homenagem, ao lado do Centro de Memória Sindical, Instituto Astrogildo Pereira e IIEP.

Na edição de 2024 foram homenageadas com o Troféu José Martinez duas personalidades atuantes na defesa da classe trabalhadora e no fortalecimento do movimento sindical brasileiro: MARIA MAENO - médica especializada em saúde coletiva e saúde do trabalhador, é pesquisadora da Fundacentro - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho e CARLOS APARÍCIO CLEMENTE - dirigente do Sindicato dos Metalúrgico de Osasco, diretor do Espaço Cidadania, reconhecido defensor de temas ligados à saúde e segurança do trabalhador e da inclusão social.

Também foi homenageada com placa de agradecimento ISABEL PERES, fundadora e militante da Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura, além das homenagens póstumas dirigidas a CLODESMIDT RIANI, ex-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e do Comando Geral dos Trabalhadores – CGT; VALDIR VICENTE DE BARROS, preso e torturado pela ditadura militar, foi diretor da CNTI, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e fundador da UGT; SEVERINO ALMEIDA FILHO, fundador e ex-presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante e fundador da CTB, participou da greve histórica dos marítimos de 1987.

Sobre o Troféu

Concebido pelo artista plástico Enio Squeff especialmente para o Dia da Luta Operária, o troféu José Martinez presta homenagem ao sapateiro anarco-sindicalista que no dia 9 de julho de 1917 foi baleado por soldados da antiga Força Pública que reprimiam a greve geral que tomou conta de várias empresas na cidade de São Paulo. Seu falecimento, dias depois, causou enorme comoção pública.

Sobre o Dia da Luta Operária

O Dia da Luta Operária foi instituído pela lei municipal (nº 16.634/17) de autoria do ex-vereador e hoje deputado estadual Antonio Donato (PT). Ele explica que a motivação para tal proposição foi homenagear os trabalhadores, em nome do o sapateiro José Martinez, assassinado pela repressão na Greve Geral de 1917.

Ilustração de Laerte que faz menção à primeira greve geral do Brasil, na qual a intervenção policial resultou na morte do sapateiro José Martinez em 9 de julho de 1917.

Em 2017 celebrou-se o centenário da primeira greve geral do Brasil. A data representa um marco na história da classe operária brasileira. Em protesto contra os baixos salários, insuficientes para alimentar as famílias; contra as longas jornadas de trabalho impostas a homens, mulheres e crianças, que chegavam a lidar 14 horas diárias; ambientes insalubre e jornadas noturnas para mulheres e crianças, os operários têxteis iniciaram uma greve. A intervenção policial resultou na morte do sapateiro José Ineguez Martinez, de 21 anos.

O episódio fez recrudescer o movimento grevista. Na saída do enterro do sapateiro, a multidão dirigiu-se à Praça da Sé, em São Paulo, para um grande comício de protesto, onde exigiu-se a reabertura das ligas operárias, proibidas de funcionar no dia anterior; a libertação dos grevistas presos e a punição dos assassinos de Martinez. Uma simples greve converteu-se numa insurreição, pela qual os operários conseguiram alguns êxitos, mas principalmente fundaram as bases do movimento operário nacional. No âmbito externo, acontecia a 1º Guerra Mundial e a Revolução Russa. (Fonte: Cedem-Unesp / Imagem: laerte / Fundo Oboré Editorial).

Saiba mais asssistindo ao vídeo: DIA DA LUTA OPERÁRIA! 9 de Julho de 1917: A Greve Geral e o assassinato de José Martinez

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.