07/04/2022

Mestres da Reportagem IV reúne repórteres históricos

Depois do primeiro lançamento feito em 2012 e de duas obras publicadas em 2018, a série de livros Mestres da Reportagem chega ao seu IV volume, com dez anos de existência. Organizada pela jornalista e professora de jornalismo Patrícia Paixão, com a coautoria de estudantes e jornalistas formados em diferentes instituições de ensino do país, a série é voltada a registrar a carreira de grandes nomes do nosso jornalismo e destrinchar bastidores de reportagens emblemáticas, que mudaram realidades brasileiras.

O volume IV, que será lançado no próximo dia 9 de abril, às 14h, no auditório Vladimir Herzog, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, traz como entrevistados André Tal, Andrea Dip, Angelina Nunes, Antonio Carlos Fon, Caê Vasconcelos, Chico Felitti, Chico Otávio, Cláudia Collucci, Elaíze Farias, Fabiana Moraes, Fátima Souza, Flávia Oliveira, Josmar Jozino, Juca Guimarães, Julio Maria, Lúcio Flávio Pinto, Marcelo Leite, Marilu Cabañas, Rose Nogueira, Sérgio Gomes e Vitor Hugo Brandalise.

Em 2020, a série Mestres da Reportagem venceu como melhor projeto de “Atividade de Extensão” do país no prêmio promovido pelo 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Os livros do projeto constam de diferentes bibliográficas básicas e complementares de várias instituições de ensino. “Desconheço outra iniciativa voltada a documentar, de forma sistemática, a vida e a obra daqueles que se dedicam à reportagem no Brasil, e com o intuito paralelo de contribuir com a carreira de estudantes, proporcionando a chance de serem coautores de um livro, antes mesmo de se formarem”, destaca a professora Patrícia Paixão.

De acordo com a docente, muitos alunos que participaram como coautores do volume I hoje são potenciais entrevistados dos próximos volumes (o livro V está em andamento). “Alguns daqueles pupilos que em 2012 estavam no papel de entrevistadores no Mestres I hoje figuram com destaque na área, com reportagens que abordam diferentes problemas da nossa sociedade e com prêmios e outras formas de reconhecimento.” Em comemoração aos dez anos da série, Patrícia e os demais coautores resolveram disponibilizar gratuitamente, a partir da data de lançamento, o download do volume I (ele poderá ser baixado no site da Editora In House – veja no serviço a seguir).

Parte dos direitos autorais do livro IV será doada à organização não-governamental Conecta Direitos Humanos. O lançamento no Sindicato dos Jornalistas contará com um debate entre os coautores, o público e alguns dos jornalistas entrevistados sobre o tema “Reportagem e democracia: o papel do repórter frente aos ataques de ontem e hoje”.

Serviço

Lançamento do volume IV da série Mestres da Reportagem

Horário: das 14h às 18h

Local: Auditório Vladimir Herzog – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo

Rua Rêgo Freitas, 530 - República, São Paulo

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: pattyxao@gmail.com

Site da Editora In House: /editorainhouse.com.br

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.