23/04/2001

Ministro destaca a OBORÉ na cobertura de temas do campo

Presente ao encerramento do encontro “Brasil Rural na Virada do Milênio”, realizado na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, nos dias 18 e 19 de abril, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann, destacou o papel da OBORÉ, quando falou da cobertura da imprensa a assuntos relacionados ao campo, sobretudo agricultura familiar.

De acordo com o ministro, a imprensa, de um modo geral, aborda superficialmente as questões rurais e, principalmente, a agricultura familiar. “Existem três circuitos de informação. O circuito universal, onde a notícia da agricultura, da reforma agrária vai para a editoria “Geral”, o jornalismo especializado, com 95% das notícias relacionadas ao patronato, e um terceiro circuito, representado, por exemplo, pela OBORÉ, que é um circuito alternativo de informação, e aí sim, com possibilidades de ampliar as informações sobre agricultura familiar.”

A OBORÉ produz, há oito anos, o programa de rádio, A Voz da CONTAG, veiculado semanalmente por uma rede de emissoras formada por 423 programas de rádio mantidos pelos sindicatos e por 121 emissoras da Rede Católica de Rádio – RCR. O programa dá conta das atividades dos trabalhadores rurais em todo o país, tratando de agricultura familiar, política agrária, saúde, trabalho infantil e questões salariais, entre outros temas.

Segundo o ministro Jungmann, um passo importante no caminho de dar visibilidade ao campo seria ter nas redações jornalistas que entendessem de agricultura familiar, colaborando para que a mídia tenha um outro olhar sobre o Brasil rural.

O encontro, que teve a participação de cerca de 250 pessoas, foi promovido pela Universidade de São Paulo em parceria com o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural – NEAD, e reuniu pesquisadores e jornalistas para discutir, além das perspectivas para o Brasil Rural nos próximos anos, o papel da imprensa na cobertura dos temas relacionados ao campo.

O programa A Voz da CONTAG está disponibilizado em formato MP3 no site da OBORÉ: www.obore.com/vozdacontag











































Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.